Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Maria Inez Da Silva De Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | GADELHA, Gustavo Almeida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | BA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-18T23:56:42Z | - |
dc.date.available | 2009-03-18T23:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2209 | - |
dc.description | BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA | pt_BR |
dc.description.abstract | AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO TRANSFORMARAM NOSSAS VIDAS, NOSSAS CASAS, AS RUAS, BANCOS, SHOPPINGS, AS RELAÇÕES HUMANAS, NOSSAS EXPECTATIVAS, LIMITES E POSSIBILIDADES. ENTRETANTO AS SALAS DE AULA PERMANECERAM INTACTAS, COM ESTRUTURAS E PROCESSOS ANTIQUADOS, REPRODUZINDO UM MODELO DE SOCIEDADE BIPOLARIZADO, EM QUE OS MAIS FORTES FALAM E OS MAIS FRACOS CALAM. OS MAIS FORTES A VELHA CLASSE BURGUESA, COM ESCOLAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE SEUS PUPILOS, FUTUROS PRODUTORES DE CONHECIMENTO, PREPARADOS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS. OS MAIS FRACOS, A PLEBE EXPLORADA E MISERÁVEL, INSERIDOS EM PROCESSOS FORMATIVOS REPRODUTORES DA INFORMAÇÃO, PREPARADOS PARA OPERAR ORDENADA E CONTROLADAMENTE O MAQUINÁRIO BURGUÊS. PROCESSOS E ESTRUTURAS EDUCACIONAIS DIFERENCIADOS PARA PÚBLICOS DIFERENCIADOS, COM EXPECTATIVAS DIFERENCIADAS: ALGUNS CHEGAM A DIZER QUE A ESTRUTURA DE DOMINANTES E DOMINADOS É PARTE DA NATUREZA HUMANA, NUMA VISÃO DETERMINISTA QUE PRETENDE TANTO QUANTO TODA A ESTRUTURA EDUCACIONAL VIGENTE, SUSTENTAR O PROJETO NEOLIBERAL DE SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONHECIMENTO POLITICAMENTE COMPROMETIDO BUSCA DISCUTIR AS QUESTÕES ESTÉTICAS E ÉTICAS DA PRODUÇÃO DO SABER, ASSUMINDO ESTA PRODUÇÃO COMO UMA AÇÃO CONSCIENTE E CRÍTICA, RESPONSÁVEL E OBJETIVA, IDEOLÓGICA E ETNOLÓGICA, TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA, UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVE A REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES E ESTRUTURAS DA SOCIEDADE NEOLIBERAL, E VISLUMBRA A POSSIBILIDADE DE UMA REALIDADE DIFERENTE, MENOS POLARIZADA, CONTROLADA, ORDENADA, E COM MAIS OPORTUNIDADES, LIBERDADE, AUTONOMIA, JUSTIÇA SOCIAL. A MUDANÇA É POSSÍVEL. AS TECNOLOGIAS SÃO EXEMPLOS VIVOS DO MOVIMENTO HUMANO, DA PRODUÇÃO DO SABER QUE FORMA, CONFORMA E TRANSFORMA A VIDA, NÃO É POSSÍVEL CONTROLÁ-LAS, ORDENÁ-LAS, SUBMETÊ-LAS AO COMPLETO DOMÍNIO HUMANO, NEM POSSÍVEL, NEM NECESSÁRIO, NEM DESEJADO. DEIXEMOS QUE A VIDA SIGA SEU RUMO, QUE O TEMPO SE MOVA, QUE AS TECNOLOGIAS TRANSFORMEM: VAMOS NOS CONCENTRAR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO HUMANO, NA CONSCIÊNCIA ÉTICA-POLÍTICA DE NOSSAS PRODUÇÕES, E NA CRENÇA DE QUE PODEMOS FORMAR, CONFORMAR E TRANSFORMAR A VIDA, SONHANDO, PROPONDO E REALIZANDO UM MUNDO MAIS HUMANO E JUSTO. COMO OBJETO DE ESTUDO DESTA DISSERTAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICO DO SENAI/BA, UTILIZANDO SISTEMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA E UM PORTAL DE APRENDIZAGEM NA INTERNET, REFORÇANDO A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES TRANSFORMADORAS, AS "BRECHAS" DO SISTEMA. É PRECISO ACREDITAR QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL. | pt_BR |
dc.format.extent | 3329214 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ESTÉTICA | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, MÍDIA E TIC | pt_BR |
dc.subject.other | MÍDIA - Socialização e Formação | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POLITICAMENTE COMPROMETIDO: E O QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORAMÇAÃO E COMUNICAÇÃO TEM A VER COM ISSO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools