Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2204
Título: CONSUMO E CIDADANIA: A PUBLICIDADE E A EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES
Autor(es): BELLONI, Maria Luiza
GOIDANICH, Maria Elisabeth
Palavras-chave: MÍDIA-EDUCAÇÃO;CONSUMO;PUBLICIDADE E IDENTIDADE;CIDADANIA
Data do documento: 2002
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Resumo: A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR RAZÕES QUE DÊEM SUPORTE PARA UMA EDUCAÇÃO QUE TOME A PUBLICIDADE E SUAS MENSAGENS, SEJAM COMERCIAIS OU POLÍTICAS, COMO OBJETOS DE ESTUDO EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO QUE ESTA PODE SER A CHAVE QUE ABRE AS PORTAS DA REFLEXÃO SOBRE O SIGNIFICADO DO CONSUMO NA SOCIEDADE E NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, FAZENDO AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS A UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E À EMANCIPAÇÃO QUE PERMITIRÁ AOS JOVENS TOMAREM CONTA DAS PRÓPRIAS VIDAS. CONSIDERAMOS QUE A EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS, OU MÍDIA-EDUCAÇÃO, É UMA MISSÃO URGENTE DA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE DA ESCOLA, NESTE MOMENTO EM QUE A GLOBALIZAÇÃO DESCONTROLADA E TODOS OS SEUS DESDOBRAMENTOS GERAM CONSEQÜÊNCIAS SÉRIAS SOBRE OS SERES HUMANOS, INCLUÍDOS OU EXCLUÍDOS DO MERCADO DE CONSUMO. PARA ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS, CONSTRUÍMOS TRABALHO COM BASE EM AUTORES QUE DISCUTEM AS INFLUÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO, INCLUÍDA AÍ A PUBLICIDADE, SOBRE A GLOBALIZAÇÃO DA CULTURA (MATTELART, BELLONI, CANCLINI) E SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES (GIDDENS, HALL), PASSANDO PELOS TEÓRICOS DA ESCOLA DE FRANKFURT QUE, ENTRE OUTROS TANTOS, DISCUTEM AS COMPLEXAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE INDIVÍDUOS, SOCIEDADE E MÍDIA. BUSCAMOS, TAMBÉM, EM AUTORES QUE ESTUDAM A RECEPÇÃO E AS MEDIAÇÕES NA ATUALIDADE E TRAÇAM UMA RELAÇÃO DESSAS COM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS PARA A LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS E DE SUAS MENSAGENS, COMO OROZCO, BUCKINGHAM, BELLONI E MUITOS OUTROS, OS SUBSÍDIOS PARA INVESTIGAR O COMPORTAMENTO, AS OPINIÕES E A FORMA COMO ADOLESCENTES DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS SE APROPRIAM DAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS INSERIDAS NAS PROGRAMAÇÕES MIDIÁTICAS E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO, A CIDADANIA E A POLÍTICA. SENDO ESTE O ÁPICE DESTE TRABALHO, UMA VEZ QUE FOMOS A CAMPO PARA ESTA INVESTIGAÇÃO.
Descrição: BU; PPGE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2204
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf852.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador