Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2198
Título : | JOVENS BLOGUEIRAS - UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADES JUVENIS NA INTERNET |
Autor : | SILVEIRA, Rosa Maria Hessel CASTRO, Tatiana Brocardo De |
Palabras clave : | IDENTIDADE;JOVENS;BLOG;INTERNET |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL |
Resumen : | ENTENDENDO QUE AS REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES PODEM SER MÚLTIPLAS E CAMBIANTES E QUE SE EVIDENCIAM TAMBÉM NAS PRÁTICAS DE ESCRITA ÍNTIMA QUE SE OBSERVA NOS BLOGS, COMUMENTE CHAMADOS DE ?DIÁRIOS ÍNTIMOS DA INTERNET?, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES DAS JOVENS BLOGUEIRAS QUE ESCREVEM NESSE GÊNERO VIRTUAL DE ESCRITA ÍNTIMA. O TRABALHO TEM COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO E OS ESTUDOS SOBRE CIBERCULTURA E UTILIZOU COMO MATERIAL DE ANÁLISE QUATRO BLOGS DE JOVENS BRASILEIRAS NA FAIXA ETÁRIA SUPOSTA ENTRE 10 E 18 ANOS. OUTRO CRITÉRIO DE ESCOLHA FOI O DE SELECIONAR BLOGS DE BLOGUEIRAS DE DIFERENTES REGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS, DEVIDO À RIQUEZA POSSÍVEL VINDA DESTA DISPERSÃO. FORAM COLETADOS TODOS OS POSTS DOS 4 BLOGS NO PERÍODO DE DOIS MESES. ASSUME-SE A HIPÓTESE DE QUE A ESCRITA ÍNTIMA EM BLOGS EMERGE EM MEIO ÀS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES JUVENIS, ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO UNIVERSO DA INTIMIDADE, EM NARRATIVAS SOBRE AS ATIVIDADES DIÁRIAS DO COTIDIANO. DO NOSSO PONTO DE VISTA, A FORMA COMO É REPRESENTADO O UNIVERSO JUVENIL NA ESCRITA ÍNTIMA DESTA BLOGUEIRAS É CARACTERIZADA PELA RELAÇÃO QUE ESTABELECEM COM O LEITOR, ATRAVÉS DA PUBLICIZAÇÃO DE SI. TAL RELAÇÃO SE ESTABELECE NUM ESPAÇO EM QUE TAMBÉM SE CONSTITUEM E EXPRESSAM IDENTIDADES, A PARTIR DA ?ESCRITA DE SI? E COMPARTILHAMENTO COM O OUTRO. ESTA PRÁTICA RECENTE DE ESCRITA ÍNTIMA NOS BLOGS É ASSOCIADA AOS DIÁRIOS ÍNTIMOS DO PASSADO, MAS COMPORTA UMA FORMA DE ESCRITA DIFERENCIADA, QUE SE DÁ ATRAVÉS DA CONJUNÇÃO DE TEXTOS VERBAIS ESCRITOS, EM UMA LINGUAGEM TÍPICA DA INTERNET, E DE TEXTOS IMAGÉTICOS, DE IMAGENS CAPTURADAS DA PRÓPRIA REDE. ENTENDEMOS QUE ESTA É UMA FORMA DESTAS JOVENS BLOGUEIRAS EXPRESSAREM AS SUAS REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR, FAMÍLIA, AMIGOS, PREFERÊNCIAS MUSICAIS, MUITO MAIS DO QUE A BUSCA DA ESPETACULARIZAÇÃO. ENTRE OS VÁRIOS ACHADOS DA ANÁLISE, ENCONTRARAM-SE IDENTIDADES JUVENIS EM QUE O UNIVERSO ESCOLAR ADQUIRE IMPORTÂNCIA, ATRAVÉS DAS CONSTANTES NARRATIVAS RELATIVAS A ESCOLAS, PROFESSORES, TAREFAS ESCOLARES, E EM QUE O MUNDO DO CONSUMO NÃO SE MOSTROU DE FORMA TÃO EVIDENTE. ESTA ANÁLISE APONTA, PORTANTO, PARA A NECESSIDADE DE CONSIDERAR A MULTIPLICIDADE DAS IDENTIDADES JUVENIS NA CONTEMPORANEIDADE, FUGINDO AO ESTEREÓTIPO E À SIMPLIFICAÇÃO. |
Descripción : | MARTINHO LUTERO |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2198 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador