Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2195
Title: "O QUE O JOVEM FABRICA COM O QUE A TV PRODUZ? - UM ESTUDO DA RECEPÇÃO COMO NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO"
Authors: ALVES, Nilda Guimarães
VASCONCELOS, Geni Amélia Nader
Keywords: RECEPÇÃO;COTIDIANO;REDE;MEDIAÇÃO;EDUCAÇÃO
Issue Date: 2000
Publisher: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Abstract: ESTA PESQUISA INVESTIGA AS RELAÇÕES QUE OS JOVENS ESTABELECEM COM A TELEVISÃO. SEM IGNORAR OU MENOSPREZAR O PAPEL DA PRODUÇÃO, ENTENDE A RECEPÇÃO COMO UM PROCESSO ATIVO, DE NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO. MERGULHA NO COTIDIANO DE UM GRUPO DE JOVENS, INDICANDO AS DIVERSAS E INTRINCADAS REDES QUE SE FAZEM PRESENTES EM SUA RELAÇAO COM A TELEVISÃO, RELATIVIZANDO SUA INFLUÊNCIA SOBRE ELES. AINDA QUE NÃO TENHA PRETENSÃO DE GENERALIZAR SEUS ACHADOS, PERMITE OBSERVAR COMO OS JOVENS RETRABALHAM O QUE A TV PRODUZ E, EM FUNÇÃO DE SUAS EXPERIÊNCIAS, DE SEU DIA-A-DIA CONCRETO, REAL, VIVIDO E DAS MÚLTIPLAS MEDIAÇÕES ÀS QUAIS ESTÃO VINCULADO, FABRICAM E INVENTAM , FAZENDO DO CONSUMO UMA ATIVIDADE CRIATIVA. AO TRAZER À TONA A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA DO PÚBLICO, ESSA DISSERTAÇÃO POSSIBILITA COMBATER ALGUNS ESTEREÓTIPOS PRESENTES EM DISCUSSÕES RELATIVAS AO VEÍCULO ESTUDADO E FORNECE PISTAS PARA SE LEVANTAR QUESTIONAMENTOS SOBRE O MODO DE SE FAZER E SE PENSAR A EDUCAÇÃO.
Description: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2195
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf474.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools