Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2114
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO URBANO E A REVELAÇÃO DO SUJEITO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO COM JOVENS DE CEILÂNDIA ? DF
Autor(es): MUNIZ, Cristiano Alberto
MIRANDA, Mônica Gonçalves
Palavras-chave: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO;GEOGRAFIA;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;JOVENS
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Resumo: O OBJETIVO INICIAL DESTA PESQUISA FOI ESTUDAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM GRUPO DE JOVENS SOBRE SEU ESPAÇO URBANO. PARA SE SUSTENTAR TEÓRICA E EPISTEMOLOGICAMENTE, O TRABALHO ARTICULOU A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, OS CONCEITOS DE ESPAÇO URBANO, O LUGAR E NÃO-LUGAR E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DO FRANCÊS GÉRARD VERGNAUD. NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA, DISCORRI SOBRE TEMAS CORRELATOS COMO SUBJETIVIDADE, JUVENTUDES, DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL, SUJEITO. A PESQUISA EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE GERAR UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO QUE POSSIBILITASSE PERCEBER AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES ENVOLVIDAS NA TEMÁTICA. ASSIM, JOVENS DE UMA ÁREA URBANA DA CIDADE DE CEILÂNDIA ? DISTRITO FEDERAL, FORAM CONVIDADOS E PASSARAM PELAS DIFERENTES FASES DE PESQUISA QUE FORAM: NARRATIVA DE HISTÓRIA DE VIDA, FOTOGRAFIA DE SEUS ESPAÇOS URBANOS, ANÁLISE, PELOS PRÓPRIOS JOVENS DE SUAS FOTOS E PRODUÇÃO DE UM CARTAZ, TIPO MAPA CONCEITUAL NO QUAL COMENTARAM SOBRE AS RELAÇÕES E SIGNIFICADOS DOS ESPAÇOS REGISTRADOS. AS CONVERSAS ESTABELECIDAS ENTRE MIM E OS JOVENS FORAM REGISTRADAS, TRANSCRITAS E ANALISADAS POR MIM, IMEDIATAMENTE DEPOIS DE CONCLUÍDA CADA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO. OS PROTOCOLOS DOS SUJEITOS PESQUISADOS MOSTRARAM-SE MUITO RICOS DE DADOS E POSSIBILITARAM EVIDENCIAR REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO GRUPO DE JOVENS SOBRE SEU ESPAÇO URBANO ENQUANTO OBJETO MULTIFACETADO E COM DIMENSÕES COMPLEMENTARES. ESSA REPRESENTAÇÃO ESTÁ ANCORADA NAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS JOVENS E SE OBJETIVA NO SEU COTIDIANO INTERFERINDO EM SUAS AÇÕES. O PROCESSO GEROU OUTROS RESULTADOS COMO O PRÓPRIO MÉTODO DE PESQUISA E A REVELAÇÃO DOS JOVENS ENQUANTO SUJEITOS GEOGRÁFICOS, OU SEJA, AQUELE QUE CONSTRÓI SEUS CONCEITOS EM SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS, QUE NASCEM E VIVEM EM UMA SOCIEDADE REPLETA DE SABERES GEOGRÁFICOS. A PESQUISA TAMBÉM POSSIBILITOU SISTEMATIZAR HIPÓTESES TAIS COMO A DE QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS JOVENS ACERCA DE SEU ESPAÇO URBANO PODEM INTERFERIR EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA DE TEMAS CONCERNENTES; FOMENTOU DESEJOS QUE SE SISTEMATIZARAM EM QUESTÕES QUE PODEM SUSTENTAR OUTRAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, TAIS COMO: QUAIS OS ESQUEMAS DESENVOLVIDOS PELO SUJEITO, EM UMA SITUAÇÃO ESCOLAR, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA MATÉRIA GEOGRAFIA? ASSIM, ESTA PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA AO APONTAR PARA A NECESSIDADE DE SE CONSIDERAR O SUJEITO GEOGRÁFICO NO PROCESSO QUE ENVOLVE OS SABERES ESCOLARES, REVELANDO A NECESSIDADE DE SE INVESTIR NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES.
Descrição: BCE UNB
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2114
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Modos de Via e Socialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador