Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2080
Título : A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, ESPAÇOS FORMATIVOS E INCLUSÃO: A PERSPECTIVA DE GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor : BATISTA, Sylvia Helena Souza Da Silva
PELA, Mary Arlete Payão
Palabras clave : DEFICIENTE VISUAL;BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA;RESPONSABILIDADE
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
Resumen : ESTA PESQUISA TEM FOCO NAS RELAÇÕES ENTRE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, SENDO QUE O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO ABRANGE AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UNICID COMO ESPAÇO FORMATIVO. NESSE SENTIDO, ASSUMIU-SE COMO OBJETIVO ANALISAR OS OLHARES DE ESTUDANTES DV EM RELAÇÃO À BIBLIOTECA, IDENTIFICANDO DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA COMO UM ESPAÇO FORMATIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO PRIVILEGIOU INCURSÕES SOBRE O LIVRO, PROCESSO DE LEITURA, A FORMAÇÃO DO LEITOR E SUAS RELAÇÕES COM A BIBLIOTECA, DESTACANDO-SE NESTA SEUS MOVIMENTOS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E SUA FUNÇÃO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ABRANGERAM A CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO E SUA HISTÓRIA EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO, BEM COMO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO A 21 GRADUANDOS DEFICIENTES VISUAIS QUE FREQÜENTAM A REFERIDA BIBLIOTECA DA UNICID. NO TOCANTE À ANÁLISE DOS DADOS, PROCUROU-SE ANALISAR AS DIMENSÕES RELATIVAS AOS SIGNIFICADOS EMERGENTES NAS MANIFESTAÇÕES DOS ESTUDANTES. OS RESULTADOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE FATORES COMO ATENÇÃO, COMPREENSÃO, ACOLHIMENTO NO ÂMBITO DA RELAÇÃO PROFESSORES-ALUNO, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DA PRÁTICA DA LINGUAGEM BRAILLE PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E A INTEGRAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA SOCIEDADE. DESTACA-SE, TAMBÉM, QUE A AUSÊNCIA DE MATERIAL ADAPTADO DIFICULTOU MUITO O CONTATO COM OS LIVROS. OS ESTUDANTES RECONHECERAM A BIBLIOTECA COMO UM ESPAÇO FORMATIVO, SINALIZANDO PONTOS FORTES E NÓS CRÍTICOS NO QUE SE REFERE ÀS ATIVIDADES REALIZADAS NO DECORRER DO CURSO DE GRADUAÇÃO. OBSERVA-SE, DESSA MANEIRA, QUE A GESTÃO DA BIBLIOTECA REQUER REAVALIAÇÃO DAS POSTURAS DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESSE ESPAÇO, MEDIANTE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA. OS DADOS PARECEM REFORÇAR O PRESSUPOSTO DE QUE A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA PODE SIGNIFICAR UM CAMINHO A SERVIÇO DA DIMINUIÇÃO E SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS, FORTALECENDO A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E PARTICIPANDO DA REDE DE AÇÕES COMPROMETIDAS COM A INCLUSÃO SOCIAL.
Descripción : PROF. LÚCIO DE SOUZA
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2080
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Portadores de Necessidades Especiais

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador