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Título: A RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE E TRABALHO NA ÓTICA DE JOVENS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, PROVENIENTES DE FAMÍLIAS METALÚRGICAS
Autor(es): FERRETI, Celso João
GANDOLFI, Cristiane
Palavras-chave: RELAÇÃO;ESCOLARIDADE;TRABALHO
Data do documento: 2001
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: O presente estudo versa sobre a relação formulada por seis adolescentes provenientes de famílias metalúrgicas de São Bernardo do Campo, sobre o sentido do trabalho e da escolaridade nessa fase da vida, num momento em que assiste-se o dilaceramento da condição operária, com a crise do paradigma fordista/taylorista. Optou-se pela abordagem qualitativa, na qual, por meio de roteiro de pesquisa semidiretivo, Objetivou-se focalizar as trajetórias escolares dos jovens e suas perspectivas quanto ao futuro. Além disso, o instrumento contemplou a investigação sobre a trajetória profissional dos pais dos jovens, possibilitando delinear a relação entre a vivência do trabalho nas fábricas e os modos de ser realizados no interior da família metalúrgica. Essa opção teórica é fundamentada a partir das relações que se estabelecem entre o quadro de referência macrossocial e as atitudes e valores dos sujeitos, expressadas nas biografias. Buscou-se a articulação entre as determinações sociais e as maneiras que os sujeitos lidam com elas, ora introjetando-as, ora negando-as, ora formulando novos quadros de referências. Para tanto, as contribuições de Alain Touraine, Guy Bajoit e Abraham Franssem foram fundamentais na construção do quadro teórico desta pesquisa.
Descrição: Bibliotéca Central da PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2028
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

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