Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2009
Título: O PERFIL DO ALUNO EGRESSO DE ENSINO MÉDIO E ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM OS DE CONCOMITÂNCIA INTERNA: ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA TOPOGRAFIA
Autor(es): SANCHEZ, Sandra Barros
PEREIRA, Marcos Gonçalves
Palavras-chave: FRACASSO ESCOLAR;PROJETOS ACELERAÇÃO DE ESTUDOS;EGRESSOS
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo: O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO AVALIAR O RENDIMENTO OU DESEMPENHO DOS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO, COMPARANDO SEUE RENDIMENTOS COM OS RENDIMENTOS DOS ALUNOS DE CONCOMITÂNCIA INTERNA, BEM COMO IDENTIFICAR E QUESTIONAR OS PROBLEMAS QUE LEVAM OS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO A APRESENTAR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA. ESTE ESTUDO COMPARATIVO JUSTIFICOU-SE, POIS BUSCOU DAR RESPOSTAS CIENTÍFICAS AOS VÁRIOS QUESTIONAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR, COM RELAÇÃO AS DUAS CLIENTELAS, CLIENTELA ESTA, QUE PASSOU A SER PARTE INTEGRANTE DA COMUNIDADE ESCOLAR DO CEFET-BAMBUÍ, A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DA NOVA LDB. NA REVISÃO DE LITERATURA, ABORDA-SE NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O FRACASSO ESCOLAR, O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENGLOBANDO A HISTÓRIA ATUAL CEFET-BAMBUÍ, A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE E O PROJETO DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS A CAMINHO DA CIDADANIA . ESTA PESQUISA AVALIATIVA QUE OCORREU UMA PLURALIDADE DE MÉTODOS UTILIZOU-SE DA PESQUISA QUANTITATIVA, BUSCANDO ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE CAUSA E EFEITO ENTRE AS VARIÁVEIS, ESTABELECENDO PARÂMETROS MENSURÁVEIS PARA COMPROVAR OU NÃO AS HIPÓTESES LEVANTADAS E DA PESQUISA QUALITATIVA, PROCURANDO CAPTAR O FENÔMENO ( BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO ) EM TODA A SUA EXTENSÃO, LEVANTANDO POSSÍVEIS VARIÁVEIS RELACIONADA AO FENÔMENO, UTILIZANDO-SE DA EXPERIÊNCIA DO PESQUISADOR COMO PROFESSOR PARA AVALIAR O RESULTADO OBTIDO NA PESQUISA. AOS COMPARAR OS DOIS GRUPOS DE ALUNOS FOI POSSÍVEL DETECTAR DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NO RENDIMENTO ESCOLAR ENTRE ELES, E AINDA LEVANTOU OS SEGUINTES FATORES QUE ESTARIAM RELACIONADOS AO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO : - TIPO E.M. CURSANDO, - RENDIMENTO EM MATEMÁTICA NO E.M., - VIAS USADAS PARA A CONCLUSÃO DO E.M MANUTENÇÃO FINANCEIRA NO CEFET, - ESCOLHA DO CURSO TÉCNICO, MOTIVAÇÃO, - ESTUDO EXTRA CLASSE,- TEMPO DESTINADO AO ESTUDO EXTRA CLASSE, - TEMPO DESTINADO AO ESTUDO DE TOPOGRAFIA, - FORMAÇÃO DAS TURMAS, - REFORÇO OU NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA, REGIME ESCOLAR, DESLOCAMENTO DO CEFET, - CASA E CASA CEFET, - EFICIÊNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, - ESTUDO DE GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO, - CONHECIMENTO GERADO PELO ENSINO MÉDIO, - OFERECIMENTO DO MÓDULO DE DESENHO TÉCNICO, -DIRECIONAMENTO DO MÓDULO DE TOPOGRAFIA, - DESENHO TÉCNICO COMO PRÉ-REQUISITO DO MÓDULO DE TOPOGRAFIA, - PRETENSÕES AO TERMINAR O ENSINO TÉCNICO. COM O LEVANTAMENTO DESTE FATORES IDENTIFICA-SE E QUESTIONA-SE AS NECESSIDADES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR, DE AJUSTAMENTO PESSOAL E AINDA POSSIBILITOU O TRAÇAR O PERFIL DESTE ALUNOS.
Descrição: BIBLIOTECA DA UFRURALRJ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2009
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf575.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador