Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1894
Título: A AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO: QUATRO CASOS PARTICILARES DO (IM) PROVÁVEL
Autor(es): BATISTA, Antonio Augusto Gomes
PANIAGO, Maria De Lourdes Faria Dos Santos
Palavras-chave: LINGUAGEM;JOVENS;CLASSES POPULARES
Data do documento: 2000
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumo: QUATRO CASOS (IM)PROVÁVEIS DE AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO SÃO ANALISADOS NESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. OS SUJEITOS FORAM ESCOLHIDOS POR POSSUÍREM DUAS CARACTERÍSTICAS: SEREM PROVENIENTES DE FAMÍLIA COM BAIXO CAPITAL CULTURAL E MANIFESTAREM EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO DESENVOLTA COM A LÍNGUA DE PRESTÍGIO. PARA BOURDIEU, A ORIGEM SOCIAL REPRESENTA FATOR PRINCIPAL DE PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIA LINGÜÍSTICA: ATRAVÉS DE UMA FAMILIARIZAÇÃO PRECOCE, OS MEMBROS DAS CAMADAS PRIVILEGIADAS SÃO CAPAZES DE SE ADEQUAR PERFEITAMENTE E COM NATURALIDADE ÀS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES LINGÜÍSTICAS. OUTROS AUTORES, ENTRETANTO, AINDA QUE ENFATIZEM A IMPORTÂNCIA DA ORIGEM SOCIAL, ACRESCENTAM OUTROS FATORES, IGUALMENTE FUNDAMENTAIS, ALÉM DO CAPITAL CULTURAL HERDADO, PARA A AQUISIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL. PARA APREENDER OS FATORES EM TORNO DOS QUAIS OS SUJEITOS REALIZAM A AQUISIÇÃO DE UM CAPITAL LINGÜÍSTICO, FORAM ANALISADAS, A PARTIR DO DEPOIMENTO DELES, DE SUAS FAMÍLIAS, DE PROFESSORES E DE OUTRAS PESSOAS PRÓXIMAS, FORAM ANALISADAS SUAS TRAJETÓRIAS E DE SUA FAMÍLIA. AS TRAJETÓRIAS FORAM INICIALMENTE CONSIDERADAS INDIVIDUALMENTE, PARA POSTERIORMENTE SE TENTAR UMA ANÁLISE MAIS ABRANGENTE, A PARTIR DA COMPARAÇÃO DAS QUATRO CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. CHEGOU-SE À CONCLUSÃO DE QUE NÃO SE PODE ATRIBUIR A AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO A UM ÚNICO FATOR. BUSCA-SE, ASSIM, A COMPREENSÃO DA INTERDEPENDENCIA DE FATORES QUE FAZEM COM QUE CADA UM DOS CASOS PESQUISADOS COMPONHA UMA CONFIGURAÇÃO SINGULAR. DENTRE OS FATORES QUE, DE FORMA INTERDEPENDENTE, INTERFEREM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO ESTÃO: MOBILIZAÇÃO E ÉTICA FAMILIAR, MOBILIZAÇÃO DO ALUNO, A REALIZAÇÃO DE UMA ESCOLARIZAÇÃO BEM SUCEDIDA E O DESEJO DE DISTINÇÃO.
Descrição: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1894
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens e Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador