Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1799
Título : A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA PÚBLICA: VISIBILIDADE OU EXCLUSÃO?
Autor : BAZILIO, Luiz Cavalieri
QUINTANA, Eduardo
Palabras clave : GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA;EXCLUSÃO SOCIAL
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumen : O OBJETIVO DESTA DISSERTAÇÃO É RECUPERAR A PARTIR DAS FALAS DE SEUS ATORES (ALUNAS ADOLESCENTES GRÁVIDAS E PROFESSORES/AS), ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A TENSÃO GERADA PELA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO INTERIOR DA ESCOLA. A PESQUISA, UM ESTUDO DE CASO EM EDUCAÇÃO (ABORDAGEM ETNOGRÁFICA), BUSCOU SITUAR AS DETERMINAÇÕES DO FENÔMENO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPRESENTAÇÕES. PARA REALIZAR ESTA TAREFA, ENTREVISTEI QUATRO PROFESSORES E QUATRO ALUNAS (GRÁVIDAS E MÃES NA ADOLESCÊNCIA) NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, SITUADA NA ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE RIO DE JANEIRO. ASSIM SENDO, O EMPENHO EM DELIMITAR O TEMA LEVOU-ME A CONCEBER DOIS PONTOS ESSENCIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE DA PESQUISA: (I) IDENTIFICAR SUAS AÇÕES E PRÁTICAS COTIDIANAS COM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, OS PONTOS DE INTERSEÇÃO E CONFLITO; (II) AVALIAR AS VISÕES DE MUNDO DA ALUNA ADOLESCENTE ACERCA DA GRAVIDEZ, E A PARTIR DA SUA EXISTÊNCIA, INVESTIGAR COMO SE CONSTRÓI A RELAÇÃO COM A ESCOLA. O RESULTADO DA PESQUISA DEMONSTROU QUE, EMBORA NÃO SEJA SUA FUNÇÃO ESPECÍFICA, A ESCOLA AO DAR VISIBILIDADE À ALUNA ADOLESCENTE GRÁVIDA, SE CONSTITUI COMO POSSIBILIDADE (ESPAÇO PRIVILEGIADO) DE ENFRENTAMENTO DA GRAVIDEZ A ADOLESCÊNCIA.
Descripción : UERJ - BIBLIOTECA CEH/A
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1799
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens, Sexualidade e Gênero

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf683.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador