Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1793
Título: A EDUCAÇÃO SEXUAL SOBRE PRISMA DA GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA
Autor(es): TROIS, Stella Dos Cherubins Guimarães
GUIMARÃES, Ranilce Mascarenhas
Palavras-chave: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA;EDUCAÇÃO SEXUAL;CURRÍCULO ESCOLAR
Data do documento: 2000
Editor: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Resumo: O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE A IDENTIFICAR O POSICIONAMENTO QUE A ESCOLA, OS PAIS E OS ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ APRESENTAM COM RELAÇÃO À VIVÊNCIA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E À INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. UTILIZA-SE DA METODOLOGIA ETNOGRÁFICA, TENDO COMO CENÁRIO DA INVESTIGAÇÃO UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, SITUADA NA CIDADE SATÉLITE DE CEILÂNDIA. ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR FORAM CONSIDERADOS E ANALISADOS OS SEGUINTES ASPECTOS: CARACTERIZAÇÃO DO/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE FRENTE À DESCOBERTA DA GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE E SUA VISÃO DA POSTURA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA FRENTE À SUA GRAVIDEZ; O/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA; O/A ADOLESCENTE ENVOLVIDO/A EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ E SUA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL; A FAMÍLIA E O CASO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; A FAMÍLIA E A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL; A ESCOLA E OS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E; A ESCOLA E SUA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. A PESQUISA CONSTATA QUE A GRAVIDEZ ENTRE ADOLESCENTES ALTERA OS SEUS PROJETOS DE VIDA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ÀS SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS. APONTA A NECESSIDADE DE ESCOLA E DE FAMÍLIA FIRMAREM PARCERIAS NO TRATO DAS QUESTÕES LIGADAS À EDUCAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E JOVENS. DENUNCIA QUE, APESAR DE A ESCOLA RECONHECER A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COMO UM PROBLEMA SOCIAL, AINDA NÃO SE ENCONTRA TÉCNICA E HUMANAMENTE PREPARADA PARA LIDAR DEVIDAMENTE COM O PROBLEMA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O ENSINO MÉDIO, PODE REPRESENTAR UM DOS MECANISMOS DE PREVENÇÃO MAIS VIÁVEIS DOS CASOS DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E DE OUTROS PROBLEMAS LIGADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE AO EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE. CONCLUI QUE, A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PODERÁ CONTRIBUIR PARA QUE A APRENDIZAGEM SE TORNE MUITO MAIS SIGNIFICATIVA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MAIS AFETIVOS, SAUDÁVEIS, LIVRES, ÉTICOS E CONSCIENTES DE SEUS LIMITES, PREPARADOS PARA EXERCER SUA SEXUALIDADE DE MODO PRAZEROSO, HARMONIOSO, RESPONSÁVEL E COM AMOR.
Descrição: CAMPUS II - ASA NORTE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1793
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens, Sexualidade e Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf4.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador