Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1767
Título: EXISTE UM OUTRO LADO DO RIO? UM DIÁLOGO ENTRE A CULTURA DA ENGENHARIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NO CENTRO TECNOLÓGICO DA UFSC
Autor(es): SILVA, Elizabeth Farias Da
BITENCOURT, Silvana Maria
Palavras-chave: GÊNERO;MULHERES;ENGENHARIA;MASCULINIDADE;CULTURA;UFSC
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Resumo: HISTORICAMENTE AS ESCOLAS DE ENGENHARIA TÊM SIDO UM CAMPO MAJORITARIAMENTE OCUPADO POR HOMENS E AS POUCAS MULHERES QUE DESTE CAMPO PARTICIPAM CONSEQÜENTEMENTE CONVIVEM COM A CONTRADIÇÃO DE SER MULHER NUM ESPAÇO SIMBOLICAMENTE CONSIDERADO MASCULINO. PARTINDO DESTA PERSPECTIVA, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR COMO TEM SIDO COMPREENDIDA A CULTURA DA ENGENHARIA DA UFSC A PARTIR DAS FALAS DAS (OS) PRÓPRIAS (OS) ESTUDANTES PROBLEMATI ZANDO ESTA CULTURA COM AS RELAÇÕES DE GÊNEROS CONSTRUÍDAS NO ESPAÇO ONDE A FORMAÇÃO DA (O) ENGENHEIRA (O) SE PROCESSA, NESTE CASO A UNIVERSIDADE. DESTE MODO, BUSCA-SE TAMBÉM COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES, AS INFLUÊNCIAS, AS DIFICULDADES, AS PERSPECTIVAS E AS TÁTICAS CONSTRUÍDAS POR ESTAS POUCAS ESTUDANTES MULHERES PARA LIDAREM COM SUA CONDIÇÃO DE GÊNERO NESTE CAMPO DE DISPUTA EMINENTEMENTE MASCULINO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA SE REALIZAR A PESQUISA COMPREENDEU ENTREVISTAS SEMIDIRETIVAS, TRABALHO DE CAMPO E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. A ANÁLISE PARTE DAS EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS E EMPÍRICAS DE UM TIPO IDEAL DE ENGENHEIRO QUE A SOCIEDADE TEM PRODUZIDO/REPRODUZIDO E AS SUAS LIMITAÇÕES FRENTE ÀS POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS QUE ESTE MODELO TENDE A ACARRETAR NA VIDA DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTE PERTENCE AO GÊNERO FEMININO.
Descrição: UFSC
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1767
Outros identificadores: Mestrado
SOCIOLOGIA
Aparece nas coleções:Jovens, Sexualidade e Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador