Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1758
Título : | AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Autor : | SIQUEIRA, Maria Luiza Neto BARBOZA, Roberta De Granville |
Palabras clave : | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;GÊNERO;EDUCAÇÃO FÍSICA;CURRÍCULO ESCOLAR |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Resumen : | ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO DAS ALUNAS E DOS ALUNOS DAS SÉTIMAS E DAS OITAVAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESSA FORMA, PROCURAMOS PROBLEMATIZAR AS INTERPRETAÇÕES DESSES SUJEITOS ACERCA DO MASCULINO E DO FEMININO NAS SITUAÇÕES DE AULA, EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE ENSINO, NA FORMA COMO ESSES SUJEITOS SE DISPÕEM NO ESPAÇO FÍSICO DA AULA E NO MOMENTO EM QUE SE AGRUPAM PARA REALIZAÇÕES DE TRABALHOS E ATIVIDADES. PARA ISSO, RECORREMOS A UM PERCURSO TEÓRICO ENFATIZANDO DUAS PERSPECTIVAS: A DE GÊNERO, UTILIZANDO A ABORDAGEM DE GUACIRA LOURO E JOAN SCOTT, E A DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SEGUNDO A ABORDAGEM DE SERGE MOSCOVICI. PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PROCURAMOS ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE ESSES REFERENCIAIS E A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA, CRIADA PELO COLETIVO DE AUTORES. NA PESQUISA, SEGUIMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO, O QUAL PARTIU DA ANÁLISE DO GRANDE GRUPO (OBSERVAÇÕES), PASSANDO POR PEQUENOS GRUPOS (ASSOCIAÇÃO LIVRE) ATÉ A ANÁLISE INDIVIDUAL (ENTREVISTAS). OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM UMA REPRESENTAÇÃO SOBRE MASCULINIDADE, FEMINILIDADE, IDENTIDADE E PRECONCEITO, DE FORMA POLARIZADA, FENÔMENO ESSE QUE SE CONFIGUROU COMO O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS. ENCONTRAMOS, TAMBÉM, POR PARTE DOS SUJEITOS O RECONHECIMENTO DESSAS QUESTÕES, DE FORMA A OSCILAR ENTRE O "NATURAL" E O "CULTURAL". ESSE FENÔMENO SE CONFIGUROU COMO OS ELEMENTOS PERIFÉRICOS DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS. DIANTE DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO REVELADAS PELO GRUPO, APONTAMOS A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPEREDORA, A FIM DE ARTICULAR OS SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, VISLUMBRANDO UMA EDUCAÇÃO FÍSICA TRANSFORMADORA E PLURAL. |
Descripción : | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1758 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 955.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador