Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1730
Título: A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DO ADOLESCENTE
Autor(es): PRATA, Maria Regina Dos Santos
ADOLPH, Claudio Fernando
Palavras-chave: PRÁTICAS ESCOLARES;PRODUÇÃO DA IDENTIDADE;SEXUALIDADE
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Resumo: A PESQUISA INVESTIGA COMO A DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE NA ESCOLA INFLUENCIA A CONDUTA E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DE ALUNOS DE 13 A 17 ANOS, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DESTES. A INTENÇÃO FOI COMPREENDER DE QUE MODO A ESCOLA, COMO INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO EDUCATIVA E DE PRODUÇÃO DE IDENTIDADES, PARTICIPA DA FORMA PELA QUAL OS ADOLESCENTES VIVENCIAM SUA SEXUALIDADE. TOMOU-SE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AUTORES COMO FOUCAULT, (1977); DELEUZE, (1992); GIDDENS, (2002); LOPES LOURO, (2000), ENTRE OUTROS. FORAM APLICADOS 84 QUESTIONÁRIOS MISTOS COM 11 PERGUNTAS A ALUNOS DE 7A SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GONÇALO E DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE NITERÓI. FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE PERCENTAGENS E, NAS JUSTIFICATIVAS DAS PERGUNTAS ABERTAS, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE CATEGORIAL TEMÁTICA FORMANDO-SE AS SEGUINTES CATEGORIAS: "VALORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES", "LIMITAÇÕES DA ESCOLA" E "DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES". A PRIMEIRA REFLETE A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA ÀS INFORMAÇÕES RECEBIDAS, EM PARTICULAR AS ASSOCIADAS À PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E À GRAVIDEZ. A SE REFERE ÀS LIMITAÇÕES PARA A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA. A CATEGORIA "DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES" INDICA COMO OS ALUNOS PERCEBEM AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO SEXUAL, EM COMPARAÇÃO COM A GERAÇÃO DE SEUS AVÓS E PAIS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESCOLA NÃO É CONSIDERADA COMO UM LUGAR PRIVILEGIADO NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL DOS ADOLESCENTES, UMA VEZ QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A FAMÍLIA SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES. A NATURALIDADE COM A QUAL A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE É ABORDADA PELOS ADOLESCENTES PARECE REFLETIR TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA REPRESENTADAS PELA PASSAGEM DE UM MODELO DISCIPLINAR RÍGIDO PARA A AUSÊNCIA DE MODELOS RÍGIDOS E PELA IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR DOS RISCOS ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS SEXUAIS. A IMPORTÂNCIA DESTES CUIDADOS FEZ COM QUE ESTA TEMÁTICA ENTRASSE NAS ESCOLAS, COMO PARTE DAS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM A PREVENÇÃO E A SAÚDE SEXUAL PARA OS ADOLESCENTES, TORNANDO-OS RESPONSÁVEIS PELOS SEUS ATOS E POR SUA SEXUALIDADE.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL MESTRADO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1730
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Sexualidade e Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf940.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador