Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1727
Título: EM ÉPOCA DE AIDS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS SEXUALIDADES
Autor(es): FERREIRA, Márcia Ondina Vieira
MELLO, Jenice Tasqueto De
Palavras-chave: ENSINO MÉDIO;CURRÍCULO ESCOLAR;SEXUALIDADE;AIDS
Data do documento: 2000
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Resumo: ESTA PESQUISA TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS SEXUALIDADES. A METODOLOGIA EMPREGADA PARA VIABILIZAR O TRABALHO BASEOU-SE EM UMA PESQUISA-AÇÃO, REALIZADA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. A INVESTIGADORA, PROFESSORA DE BIOLOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, PROPÕE DEBATES SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, COMO, POR EXEMPLO, A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, SOBRE PROBLEMAS COMO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, BEM COMO SOBRE A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES SEXUAIS DOS SUJEITOS, DESENVOLVENDO PRINCIPALMENTE OFICINAS DE ESTUDOS. ESTAS OFICINAS FORAM REALIZADAS COM DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES, UM CONSTITUÍDO POR MENINAS ADOLESCENTES ENTRE 14, 15 ANOS E OUTRO POR HOMENS ADULTOS NA FAIXA ETÁRIA DOS 25 AOS 46 ANOS, AMBOS CURSANDO A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM AUTORES QUE DEBATEM A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA, TAIS COMO GUACIRA LOPES LOURO, JEFFREY WEEKS, RICHARD PARKER, DEBORA BRITZMAN, DENTRE OUTROS. A ANÁLISE PARTIU DA CONSTATAÇÃO DE QUE O UNIVERSO DOS DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES INVESTIGADOS É PERMEADO PRINCIPALMENTE PELOS APARATOS TECNOLÓGICOS INERENTES À GLOBALIZAÇÃO (FILMES, JORNAIS, REVISTAS, MÍDIA, ETC.), QUE TENDEM A CONSTITUIR O OLHAR SOBRE O CORPO E A SEXUALIDADE. AS CATEGORIAS TEÓRICAS LEVANTADAS E ANALISADAS FORAM: ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDENTIDADE SEXUAL E PREFERÊNCIA SEXUAL. CONCLUIU-SE QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPANTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES, SENDO NECESSÁRIO VIVER E/OU CONVIVER COM AS PARADOXOS, POIS AS IDENTIDADES CONSTANTEMENTE ESTÃO SE CONSTITUINDO, EVIDENCIANDO PLURALIDADE, INCOERÊNCIA E CONTRADIÇÕES NESTE PROCESSO.
Descrição: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1727
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Sexualidade e Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador