Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1702
Título : PERTENCIMENTO ÉTNICO RACIAL E ENSINO DE HISTÓRIA
Autor : SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves E
ANDRADE, Paulo Sérgio De
Palabras clave : PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL;ENSINO DE HISTÓRIA
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Resumen : ESTA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA ÀS INFLUÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL E NAS RELAÇÕES ENTRE NEGROS E BRANCOS. TEVE COMO PARTICIPANTES QUATRO EX-ALUNOS AFRO-DESCENDENTES DE UM PROJETO DE AÇÃO AFIRMATIVA, REALIZADO NA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP, QUE VISAVA PREPARAR ESTUDANTES PARA O EXAME VESTIBULAR. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA, ORIENTANDO-SE PELA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: O ENSINO DE HISTÓRIA CONTRIBUI PARA AFIRMAÇÃO/NEGAÇÃO AO PERTENCIMENTO RACIAL DE ESTUDANTES NEGROS E CARENTES EM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR? O ESTUDO PARTE DE OBSERVAÇÕES FEITAS PELO PESQUISADOR, RESPONSÁVEL PELAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NESSE PROJETO. E TEVE POR OBJETIVOS DE VERIFICAR SE O ENSINO DE HISTÓRIA INTERFERE NA AUTO-ESTIMA E IDENTIDADE DE ALUNOS AFRO-DESCENDENTES, LEVANDO-OS A NÃO ACEITAÇÃO DE SEU PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, O QUE É REPRODUZIDO NA SOCIEDADE. REALIZOU-SE CONVERSAS SISTEMÁTICAS COM DUAS EX-ALUNAS E DOIS EX-ALUNOS, ESTUDANTES DO PROJETO DE AÇÃO AFIRMATIVA, QUE SE DESENVOLVEU NO PERÍODO ENTRE 2002 E 2003, COM RECURSOS DA FUNDAÇÃO FORD, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA USP, CAMPUS SÃO CARLOS - SÃO PAULO, COM O OBJETIVO DE FACILITAR O ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS NEGROS E CARENTES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA, E DE REBATER SITUAÇÕES DE PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E RACISMO FORTALECIDOS POR IDEOLOGIAS QUE SE FAZEM PRESENTE AO LONGO DO FAZER HISTÓRICO BRASILEIRO. CONSTATOU-SE QUE COM A INTEGRAÇÃO DOS JOVENS AO PROJETO EM PAUTA, HOUVE FAVORECIMENTO PARA QUE ESTES ASSUMISSEM O PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL COM O QUAL SE IDENTIFICAVAM, SENTINDO-SE FORTIFICADOS QUANDO IDENTIFICARAM-SE COMO NEGROS. PASSARAM A REBATER ATITUDES RACISTAS, DISCRIMINATÓRIAS SOFRIDAS NO COTIDIANO, TIVERAM AINDA O FAVORECIMENTO DA AUTO-ESTIMA, IDENTIDADE, A PARTIR DO MOMENTO QUE SE RECONHECERAM FAZEDORES DE CULTURAS E AGENTES ATIVOS NO FAZER DA HISTÓRIA, DA HISTÓRIA BRASILEIRA.
Descripción : BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1702
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Negros

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador