Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1700
Título: Desvelando a exclusão de jovens negros: o ponto de vista dos excluídos
Autor(es): MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues
AIZA, Maria Aparecida De Souza
Palavras-chave: RACISMO NA EDUCAÇÃO;TRAJETÓRIA ESCOLAR;NEGROS
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: Investigar a exclusão de alunos negros e/ou afro-brasileiros no ensino fundamental em escolas públicas de Cuiabá é resultado da minha preocupação profissional em compreender por que os alunos que abandonavam a escola, na sua maioria, eram negros e pobres. Procurando analisar e compreender esse processo de exclusão, sob a ótica dos pesquisados, a metodologia escolhida foi a história oral, através da técnica de história de vida, a qual permitiu-me reconstruir a trajetória escolar percorrida pelos sujeitos. As entrevistas realizadas demonstraram que práticas raciais discriminatórias de professores, funcionários e colegas tornam permanente esse processo, que, na maioria das vezes, é mascarado e cruel, não permitindo ao jovem negro percebê-las e lutar contra elas. Portanto, a cor dos entrevistados aparece como um dos crivos seletivos, quando jovens negros buscam uma equidade social via escolarização, o que acarreta uma maior incidência de alunos negros reprovados e evadidos.
Descrição: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1700
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf305.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador