Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1700
Título: DESVELANDO A EXCLUSÃO DE JOVENS NEGROS: O PONTO DE VISTA DOS EXCLUÍDOS
Autor(es): MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues
AIZA, Maria Aparecida De Souza
Palavras-chave: RACISMO NA EDUCAÇÃO;TRAJETÓRIA ESCOLAR;NEGROS
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: INVESTIGAR A EXCLUSÃO DE ALUNOS NEGROS E/OU AFRO-BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ É RESULTADO DA MINHA PREOCUPAÇÃO PROFISSIONAL EM COMPREENDER POR QUE OS ALUNOS QUE ABANDONAVAM A ESCOLA NA SUA MAIORIA ERAM NEGROS E POBRES. PROCURANDO ANALISAR E COMPREENDER ESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, SOB A ÓTICA DOS PESQUISADOS, A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI A HISTÓRIA ORAL, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA, A QUAL PERMITIU-ME RECONSTRUIR A TRAJETÓRIA ESCOLAR PERCORRIDA PELOS SUJEITOS. AS ENTREVISTAS REALIZADAS DEMONSTRARAM QUE PRÁTICAS RACIAIS DISCRIMINATÓRIAS DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E COLEGAS TORNAM PERMANENTE ESSE PROCESSO, QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, É MASCARADO E CRUEL, NÃO PERMITINDO AO JOVEM NEGRO PERCEBÊ-LAS E LUTAR CONTRA ELAS. PORTANTO, A COR DOS ENTREVISTADOS APARECE COMO UM DOS CRIVOS SELETIVOS, QUANDO JOVENS NEGROS BUSCAM UMA EQÜIDADE SOCIAL VIA ESCOLARIZAÇÃO, O QUE ACARRETA UMA MAIOR INCIDÊNCIA DE ALUNOS NEGROS REPROVADOS E EVADIDOS.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1700
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf305.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador