Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1680
Título : POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO
Autor : CANDAU, Vera Maria Ferrão
ALMEIDA, Mônica Andréa Oliveira
Palabras clave : ENSINO SUPERIOR;DIVERSIDADE CULTURAL;MULTICULTURALISMO
Fecha de publicación : 2003
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Resumen : ESTA PESQUISA FOCALIZA QUESTÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA EMERGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, QUE VEM SENDO TRABALHADA MAIS ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E QUE PASSOU A SER ENFOCADA NO ENSINO SUPERIOR COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS CHAMADAS "AÇÕES AFIRMATIVAS". TAIS POLÍTICAS TÊM COMO OBJETIVO SUPERAR AS DESVANTAGENS QUE NEGROS, MULHERES E OUTROS GRUPOS DISCRIMINADOS SOFRERAM E, PARA ISSO, BUSCAM PROMOVER A IGUALDADE ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE. A PONTIFÍCIA UNIVERDIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO), VEM DESENVOLVENDO, DESDE 1994, UM PROJETO EM "PARCERIA" COM DIVERSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS E, MAIS ESPECIFICAMENTE, COM O PVNC (PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES) DE CONCESSÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDO PARA OS AFRODESCENDENTE QUE OBTIVEREM APROVAÇÃO NO EXAME DE VESTIBULAR. NO CONTEXTO DESSE PROJETO DESTACA-SE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL QUE POSSUI 98% DE ALUNOS(AS) ORIUNDOS(AS) DE PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS. A PESQUISA REALIZADA BUSCOU COMPREENDER COMO SE CONFIGURA A EXPERIÊNCIA DESSE CURSO DE GRADUAÇÃO DENTRO DO UNIVERSO DA PUC-RIO, SUAS CARACTERÍSTICAS, DIFICULDADES, CONQUISTAS E DESAFIOS, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE SEUS DIFERENTES ATORES. PARA ISSO, FORAM ENTREVISTADAS NOVE PROFESSORAS, UM ALUNO E QUINZE ALUNAS DO CURSO EM QUESTÃO.
Descripción : BS DE EDUCAÇÃO
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1680
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens Negros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador