Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1553
Título: NO TECER DA VIDA, A JUVENTUDE; NO TECER DA JUVENTUDE, A VIDA: PRÁTICAS EDUCATIVAS DE JOVENS DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, EM GRUPOS DE MÚSICA E RELIGIÃO
Autor(es): FISCHER, Nilton Bueno
SOUZA, Carmem Zeli Vargas Gil De
Palavras-chave: JUVENTUDE;MÚSICA;RELIGIÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA A JUVENTUDE. PROPÕE-SE DISCUTIR OS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS JOVENS DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, EM GRUPOS DE MÚSICA E RELIGIÃO. TENDO COMO FOCO DOIS JOVENS INTEGRANTES DE UMA BANDA DE HARDCORE E DUAS JOVENS DE UM GRUPO DA PASTORAL DA JUVENTUDE, PROCURA ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS NO GRUPO, DESVELANDO PROCESSOS EDUCATIVOS E AS RELAÇÕES COM OUTRAS INSTÂNCIAS SOCIAIS COMO A ESCOLA, FAMÍLIA E TRABALHO. SIGNIFICA DISCUTIR QUE EXISTE UM EDUCATIVO PARA ALÉM DO ESCOLAR. DIÁRIO DE CAMPO, OBSERVAÇÃO, ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS FORAM ESTRATÉGIAS IMPORTANTES USADAS NA PESQUISA. AUTORES COMO ALBERTO MELUCCI E MARÍLIA SPOSITO CONSTITUEM AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS TEÓRICAS DESTE ESTUDO. A INVESTIGAÇÃO APONTA QUE A IMAGEM QUE ESSES JOVENS COLOCAM EM QUESTÃO É A JUVENTUDE VISTA COMO UM TEMPO DE QUEM NÃO SABE AINDA O QUE QUER. NESTA APROXIMAÇÃO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS CONFLITOS E AS INCERTEZAS EXISTEM ENTRELAÇADOS COM PROJETOS DE VIDA. NUTREM SONHOS QUE EXPRESSAM O DESEJO DE SEREM TRATADOS COM MAIS RESPEITO PELAS OPÇÕES QUE FAZEM. DENUNCIAM O PRECONCEITO COMO UM ASPECTO QUE OS AFASTA DE OUTROS GRUPOS, DO MUNDO ADULTO E DE UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA NA CIDADE.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1553
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Grupos Juvenis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador