Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1479
Título : A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: COADJUVANTE OU PROTAGONISTA? UM ESTUDO DE CASO
Autor : TORRES, Artemis Augusta Mota
SILVA, Adejaira Leite Da
Palabras clave : EDUCAÇÃO;ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR;AUTONOMIA
Fecha de publicación : 2002
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumen : CONSIDERA-SE QUE O DESAFIO DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR ESTÁ INTERLIGADO ÀS CONDIÇÕES EXPRESSAS NAS RELAÇÕES CONTRADITÓRIAS, DETERMINADAS PELO MODELO SÓCIO-POLÍTICO E IDEOLÓGICO INSTITUÍDO PELA SOCIEDADE CAPITALISTA DOMINANTE. ENTENDE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA ESCOLA CONSTITUI UM REQUISITO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DOS JOVENS, NO SENTIDO DE PREPARÁ-LOS PARA INTERVIR CRÍTICA E PRODUTIVAMENTE NA SOCIEDADE. ESTE FATO MOTIVOU A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, E SE ELEGEU O ALUNO COMO SUJEITO DELA. A PARTICIPAÇÃO DESTE SUJEITO FOI O OBJETO DO NOSSO OLHAR. PARTICIPAÇÃO ESTÁ AQUI ENTENDIDA ENQUANTO PROCESSO, OU SEJA, VIR-A-SER, FAZENDO-SE, PORTANTO, ESSÊNCIA E CONQUISTA. PARA MELHOR COMPREENDER ESTA PARTICIPAÇÃO, DOIS OUTROS TEMAS AUXILIARAM A NOSSA ANÁLISE, QUAL SEJA, AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA. ESTE SEGUNDO TEMA SERVIU DE SOLO E PANO DE FUNDO, NA TENTATIVA DE MELHOR DESCREVER E COMPREENDER COMO VEM OCORRENDO A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DESTE PROCESSO. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO REALIZOU-SE NO PERÍODO DE MARÇO DE 1999 A SETEMBRO DE 2001, TENDO COMO UNIVERSO A ESCOLA ESTADUAL DE L° E 2° GRAUS LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MÜLLER, SITUADA NA CIDADE DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO, COM A INTENÇÃO DE SE PRODUZIR UMA RADIOGRAFIA QUE POSSIBILITE A COMPREENSÃO DAS FORMAS DE COMO OCORRE A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO DA REFERIDA ESCOLA, O QUE EXIGIU UMA REFLEXÃO DA AÇÃO EDUCATIVA E DAS SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ESTUDO REVELA A EXISTÊNCIA DE AÇÕES INTERNAS DE RESISTÊNCIA À PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA GESTÃO DA ESCOLA. CONSTATOU-SE QUE OS ALUNOS TÊM CONSCIÊNCIA DESSA RESISTÊNCIA, E GOSTARIAM DE VER UMA ESCOLA PREOCUPADA COM A ADOÇÃO DE UMA GESTÃO EFETIVAMENTE COLEGIADA, ONDE POSSAM TER VOZ E VOTO EFETIVOS.
Descripción : CETEDE- CENTRO DE TECNOLOGIAS E DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAIS
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1479
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens e Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf903.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador