Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1460
Título: | SÓ SANGUE BOM - CONSTRUÇÃO DE SABERES E RESISTÊNCIA CULTURAL COMO EXPRESSÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL |
Autor(es): | DURAND, Olga Celestina LIMA, Donizete José |
Palavras-chave: | GRUPOS JUVENIS;JUVENTUDE;SABERES SOCIAIS |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC |
Resumo: | ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR FORMAS ASSOCIATIVAS INSTITUÍDAS, CONSTITUÍDAS E MANTIDAS POR JOVENS EM SITUAÇÃO DE EMPOBRECIMENTO. ESTA ANÁLISE PARTE DO PRESSUPOSTO QUE ESSAS FORMAS ASSOCIATIVAS SÃO CONTEXTOS PRIVILEGIADOS ONDE ESSES JOVENS VIVENCIAM PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE CONSTRUÇÃO DE SABERES, O QUE CONSIDERAMOS COMO EXPRESSÕES DO PROTAGONISMO JUVENIL. DESTE MODO, AS PRINCIPAIS CATEGORIAS DE ANÁLISE UTILIZADAS NESSA PESQUISA SÃO O PROTAGONISMO JUVENIL, A RESISTÊNCIA CULTURAL, A CONSTRUÇÃO DE SABERES E AS FORMAS ASSOCIATIVAS JUVENIS. OS DADOS ANALISADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES, REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NOS MOLDES DE GRUPOS FOCAIS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS INDIVIDUAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DESSA PESQUISA PERMITIU PERCEBER QUE OS JOVENS DA COMUNIDADE CHICO MENDES, ATRAVÉS DA DINÂMICA DO FORMAÇÃO DA IDÉIA NOSSA CASA CONSTROEM SABERES SIGNIFICATIVOS, AO MESMO TEMPO EM QUE VIVEM PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL, O QUE PERMITE AFIRMAR QUE ELES SÃO PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL E BIBLIOTECA SETORIAL - CED |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1460 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Política |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 546.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador