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Título : | JOVENS E EDUCADORES DE RUA: ITINERÁRIOS POIÉTICOS QUE SE CRUZAM PELAS RUAS DE TERESINA |
Autor : | DIOGENES, Gloria Maria Dos Santos ADAD, Shara Jane Holanda Costa |
Palabras clave : | JUVENTUDE DE RUA;EDUCADORES DE RUA;CORPO E CIDADE |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ |
Resumen : | RESUMO (SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD) ESTE TRABALHO É O RESULTADO DE DUAS PESQUISAS. A PRIMEIRA, REALIZADA EM 1999, TEM COMO "OBJETO DE ESTUDO" A OBSERVAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES SUBJETIVAS DOS JOVENS DE RUA PELAS RUAS E AVENIDAS DE TERESINA; A SEGUNDA, REALIZADA EM 2001, CO-EXTENSIVA À PRIMEIRA, TEVE COMO ESTUDO OS EDUCADORES SOCIAIS DE RUA - PROFISSIONAIS QUE ATUAM JUNTO A ESSES JOVENS. NAS DUAS PESQUISAS RESSALTO A MINHA POSTURA EM ESTUDÁ-LOS COMO "ATORES" CAPAZES DE PRODUZIR SABERES E DE ATUAR COM PROPOSIÇÃO, CRIATIVIDADE E POTÊNCIA. ENFATIZO A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS UTILIZADOS: NA PESQUISA COM OS JOVENS, FIZ DOIS MOVIMENTOS BEM PARTICULARES: ESTRANHEI O QUE ME ERA FAMILIAR E, AO MESMO TEMPO, TORNEI-ME FAMILIAR ENTRE ESTRANHOS. ESTRANHEI O FAMILIAR QUANDO ADENTREI E PERCORRI TERESINA, A CIDADE ONDE VIVO. TORNEI-ME FAMILIAR ENTRE ESTRANHOS, PORQUE, AOS POUCOS, FUI ACEITA PELOS JOVENS DE RUA, DEIXEI DE SER UMA ESTRANGEIRA. A PARTIR DESTAS EXPERIMENTAÇÕES, TRACEI IMAGENS DO ENCONTRO ENTRE MIM E OS JOVENS E CARTOGRAFEI CORPOS JUVENIS DE RUA: O TERRITÓRIO-MOVIMENTO, O DISSOLVENTE, O EXCESSIVO E O GARANTIDO. ESTA CARTOGRAFIA MOSTRA QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, UM BANDO DE JOVENS DE RUA, PROSCRITOS, EXPRESSA EM SEU PRÓPRIO CORPO A MULTIPLICIDADE, ENQUANTO EXPERIÊNCIA, MOMENTOS DE POTÊNCIA E DE EXERCÍCIO CRIATIVO DE ACONTECIMENTOS. NA PESQUISA COM OS EDUCADORES DE RUA UTILIZEI O MÉTODO SOCIOPOÉTICO, ONDE SE PRODUZ CONHECIMENTOS COM O CORPO TODO E EM GRUPO. O GRUPO-PESQUISADOR ERA CONSTITUÍDO POR MIM (FACILITADORA) E POR 14 EDUCADORES DE RUA (CO-PESQUISADORES). O TEMA ESCOLHIDO FOI O DESEJO NA CONVIVÊNCIA DO GRUPO. A PRODUÇÃO DE DADOS DEU-SE NOS INTERSTÍCIOS DAS OFICINAS E COM TÉCNICAS QUE UTILIZAM MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO SABER HUMANO, ESPECIALMENTE DA ARTE, PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO DE CONCEITOS, E TORNAR OS CO-PESQUISADORES NÃO FILÓSOFOS EM FILÓSOFOS. A ANÁLISE DESTES CONCEITOS ME PERMITIU FAZER ALGUMAS INFERÊNCIAS SOBRE A ESTRUTURA DO PENSAMENTO DO GRUPO ACERCA DO TEMA ESTUDADO. ESSA ESTRUTURA APRESENTA OS SEUS DESEJOS EM TRÊS DIMENSÕES, NA CONVIVÊNCIA: NA PRIMEIRA DIMENSÃO OS DESEJOS SE DÃO NA CONVIVÊNCIA ENTRE OS EDUCADORES E OS JOVENS; NA SEGUNDA, ENTRE ELES MESMOS, E NA TERCEIRA, ENTRE ELES E AS ENTIDADES QUE TRABALHAM COM AS CRIANÇAS E OS JOVENS. TODAS AS DIMENSÕES DESSA ESTRUTURA SÃO PERPASSADAS PELA PROBLEMÁTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESSAS DIMENSÕES SÃO CRIAÇÕES DOS CO-PESQUISADORES E CONSTITUEM O PENSAMENTO DO GRUPO, EM SUA MULTIPLICIDADE, NO MOMENTO DAS OFICINAS. SÃO CAMPOS POSSÍVEIS, ELES CO-EXISTEM. |
Descripción : | HUMANIDADES/UFC |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1357 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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