Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorARELARO, Lisete Regina Gomespt_BR
dc.contributor.authorPEREIRA, Irandipt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:21Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:21Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1347-
dc.descriptionFEUSPpt_BR
dc.description.abstractO TEMA TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O TRATAMENTO AOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, SENTENCIADOS PELO PODER JUDICIÁRIO E CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE NATUREZA RESTRITIVA DE DIREITOS E PRIVATIVA DA LIBERDADE. O ENFOQUE PRINCIPAL É O DIREITO À EDUCAÇÃO, TOMADO-O NA ACEPÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E SUBJETIVO, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988). A NATUREZA, OS LIMITES, O ALCANCE E AS POSSIBILIDADES DE MATERIALIZAÇÃO DESSE DIREITO FUNDAMENTAL SERÃO ANALISADOS ENQUANTO APLICÁVEL A TODOS OS CIDADÃOS, EM ESPECIAL AOS ADOLESCENTES SENTENCIADOS JUDICIALMENTE. AS LEGISLAÇÕES COMPLEMENTARES, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (1990) E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1996) SÃO TOMADAS COMO REFERÊNCIAS PRINCIPAIS NA ABORDAGEM DO TEMA. IMPORTA-NOS OBSERVAR COMO O ESTADO BRASILEIRO, POR MEIO DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS - FOCALIZADO COMO UM NOVO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ATENDIMENTO DOS DIREITOS INFANTO-JUVENIS - TEM-SE ADAPTADO AOS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL ADOTADA PELO ATUAL ORDENAMENTO JURIDICO-INSTITUCIONAL, EM FAVOR DOS ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. SÃO PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE DO TEMA, A CATEGORIA JURÍDICA CRIANÇA E ADOLESCENTE NA QUALIDADE DE SUJEITOS DE DIREITOS, PESSOAS EM PECULIAR CONDIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E PRIORIDADE ABSOLUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. TENDO EM VISTA O DIREITO INFANTO-JUVENIL BRASILEIRO TAMBÉM COMO UM DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO E INDISPONÍVEL TERÁ TRATAMENTO AQUI O SEU CARÁTER UNIVERSAL, TRANSVERSAL E INTERSETORIAL, ENFOCANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR. O ESTUDO TRAZ AS REFERENCIAS INTERNACIONAIS (CONVENÇÕES, RECOMENDAÇÕES, DIRETRIZES, REGRAS) QUE CONTEMPLAM O TEMA DA PREVENÇÃO E DA GARANTIA DOS PROGRAMAS DE SOCIOEDUCAÇÃO AOS ADOLESCENTES COM DECISÃO JUDICIAL. NO SENTIDO DE CONTRIBUIR COM O TEMA, POUCO EXPLORADO PELOS ESTUDOS E PESQUISAS, APRESENTO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE SOCIOEDUCAÇÃO AOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, SOB A ÓTICA DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectDIREITO À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI E O DIREITO À EDUCAÇÃOpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools