Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1320
Título: ENTRE O DISCURSO DAS POLÍTICAS SOCIAIS E AS PRÁTICAS DE JOVENS EM UM BAIRRO POPULAR DE SALVADOR: O CASO DO ALTO DAS POMBAS
Autor(es): GUIMARAES, Iracema Brandao
SOUZA, Patricia Portela Fernandes De
Palavras-chave: POLÍTICAS SOCIAIS;ALTO DAS POMBAS;SALVADOR
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Resumo: ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS PRÁTICAS DOS JOVENS MORADORES DO BAIRRO DO ALTO DAS POMBAS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO DE JOVENS DE BAIXA RENDA DE SALVADOR. A PARTIR DA SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA, A FAMÍLIA E O BAIRRO, COMPARAMOS AS PRÁTICAS E AS OPINIÕES DOS MENINOS E MENINAS QUE ESTÃO E NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS NOS PROJETOS DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS, SEJAM ELAS GOVERNAMENTAIS OU NÃO-GOVERNAMENTAIS, PARA SABER SE ESSAS POLÍTICAS SOCIAIS ESTARIAM REELABORANDO AS PRÁTICAS DOS JOVENS. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS ABERTAS COM JOVENS MORADORES DO ALTO DAS POMBAS, SEUS PAIS, PROFESSORES E LÍDERES COMUNITÁRIOS. A ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS DEMONSTROU QUE, NA PERSPECTIVA DOS JOVENS PARTICIPANTES DE PROJETOS SOCIAIS E DOS ADULTOS QUE OS APÓIAM, AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS FORTALECEM A AUTO-ESTIMA DOS JOVENS, ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS CAPACIDADES E OS INFORMAM SOBRE SEUS DIREITOS E DEVERES. QUANDO COMPARADOS COM OS NÃO PARTICIPANTES, EM RELA-ÇÃO AOS ESTUDOS, PARECE HAVER UM DESENVOLVIMENTO DO SENSO DE RESPONSABILIDADE POR PARTE DOS JOVENS PARTICIPANTES E UM MAIOR ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES ESCOLARES. EM RELAÇÃO À FAMÍLIA, OBSERVAMOS A AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO MAS NÃO UM ACOMPANHAMENTO MAIS PRÓXIMO DOS ESTUDOS DOS FILHOS. JÁ NA RELAÇÃO DOS JOVENS PARTICIPANTES COM O SEU BAIRRO, NOTAMOS A TENDÊNCIA DE HAVER UM MAIOR ENVOLVIMENTO NAS LUTAS DO BAIRRO E UMA PREOCUPAÇÃO EM TRANSFORMÁ-LO EM UM LOCAL COM OPORTUNIDADES DE LAZER E EDUCA-ÇÃO PARA SEUS MORADORES. CONSTATAMOS, PORTANTO, O EFEITO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS NOS JOVENS, QUANDO ESTAS OS AJUDAM A REELABORAR AS PRÁTICAS A PARTIR DO FORTALECIMENTO DA AUTO-ESTIMA, DO ESTÍMULO PARA O ESTUDO E DA CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DOS SEUS DIREITOS E DEVERES. EN-TRETANTO, PERCEBEMOS, QUE OS PROJETOS SOCIAIS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA PROMOVER UMA MUDANÇA DE HABITUS OU UMA REELABORAÇÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DOS JOVENS DE FORMA MAIS RADICAL E DURADOURA. A FRÁGIL SITUAÇÃO ECONÔMICA DAS SUAS FAMÍLIAS, AS LIMITAÇÕES DO ENSINO PÚBLICO, A FALTA DE OPORTUNIDADES DE LAZER E DE EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR (IN-GLÊS, INFORMÁTICA, ETC) E A FRÁGIL INFRA-ESTRUTURA DOS BAIRROS ONDE VIVEM PARECEM ESTAR INIBINDO E/OU RESTRINGINDO A INCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS DAS CAMADAS EMPOBRECIDAS DA POPULAÇÃO. PORTANTO, POR MAIS QUE AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS E PRINCIPALMENTE OS JOVENS - SE ESFORCEM, HÁ QUESTÕES ESTRUTURAIS DE INIQÜIDADES QUE PRECISAM SER ENFRENTADAS COM POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS DE LARGO ALCANCE.
Descrição: FFCH-UFBA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1320
Outros identificadores: Mestrado
SOCIOLOGIA
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador