Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1232
Título: A MELODIA DA FORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG
Autor(es): VIANA, Maria Jose Braga
PRATES, Francisca Schaich
Palavras-chave: MELODIA DE FORMAÇÃO;FORMAÇÃO MUSICAL E ESCOLA DE MÚSICA
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumo: O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA INVESTIGAÇÃO FOI DISCUTIR, NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, AS DESIGUALDADES DE ACESSO AO CURSO SUPERIOR DE MÚSICA DA UFMG. PARA TANTO, BUSCAMOS IDENTIFICAR DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE SUJEITOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES QUE INGRESSARAM NESTA INSTITUIÇÃO. APÓS TRAÇAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO DE APROVADOS NOS VESTIBULARES DE 1999 A 2005 NO CURSO DE BACHARELADO DA ESCOLA DE MÚSICA (FONTE: COPEVE), DESCREVEMOS AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE DOZE ESTUDANTES DESSA ESCOLA ? 5 ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES E 7 DAS CAMADAS MÉDIAS ? MATRICULADOS NAS SEGUINTES HABILITAÇÕES: COMPOSIÇÃO, REGÊNCIA, CANTO, PIANO, TROMBONE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. ESSE ESTUDO EMPREENDEU UMA IMERSÃO NAS PECULIARIDADES E SINGULARIDADES DE CADA UMA DAS TRAJETÓRIAS, NAS VÁRIAS FACES DA FORMAÇÃO MUSICAL DESSES SUJEITOS ? DOS TEMPOS DA INFÂNCIA ATÉ O MOMENTO DE INGRESSO NO CURSO SUPERIOR ?, ASSIM COMO NOS PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE ELAS. TAL ABORDAGEM, TOMANDO A ORIGEM SOCIAL DOS ESTUDANTES INVESTIGADOS COMO CATEGORIA DE FUNDO, POSSIBILITOU-NOS A IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS FATORES SOCIOCULTURAIS QUE EXERCERAM INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NESSES PROCESSOS DE FORMAÇÃO. DENTRE ESSES FATORES, DESTACAMOS: A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM O CAMPO CULTURAL, ESPECIALMENTE O DA MÚSICA; AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E, NESSE CONTEXTO, O ACESSO A SABERES LEGÍTIMOS ? AQUELES EXIGIDOS NOS VESTIBULARES, ASSIM COMO AS OPORTUNIDADES DISPONIBILIZADAS NO SISTEMA DE ENSINO; AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS GRUPOS NOS QUAIS TRANSITARAM OS SUJEITOS, COMO, POR EXEMPLO, AS BANDAS E CORAIS.
Descrição: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1232
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf788.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador