Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1229
Título: A APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): ROMANOWSKI, Joana Paulin
QUINTANA, Mabel Maria Sala
Palavras-chave: APRENDIZAGEM;ENSINO SUPERIOR;PRÁTICAS;METACOGNIÇÃO
Data do documento: 2006
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Resumo: ESTA PESQUISA ANALISA A PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, IDENTIFICANDO AS CONCEPÇÕES, PRÁTICAS, DIFICULDADES E A AÇÃO DOCENTE DESTINADA À PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ ATUALMENTE NO CENTRO DOS ACONTECIMENTOS MUNDIAIS E QUE O FOCO ESTÁ NA APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI BASEADO NOS ESTUDOS DE POZO, VYGOTSKY, FLAVELL, ANASTASIOU, CHAUÍ E VAIDERGORN. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE ESTUDO DE CAMPO COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E ENTREVISTAS, COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR OS CONCEITOS QUE OS ALUNOS TÊM SOBRE APRENDIZAGEM, CONGREGAR OS MOTIVOS QUE LEVAM A QUERER APRENDER, DISTINGUIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, EXAMINAR A OPINIÃO DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS QUE REALIZAM PARA SUA EFETIVAÇÃO. FOI REALIZADA EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADAS EM BRASIL, NA CIDADE DE CURITIBA. FORAM CONVIDADOS 80 (OITENTA) ACADÊMICOS, (40) QUARENTA POR UNIVERSIDADE PESQUISADA, PARA RESPONDER A UM QUESTIONÁRIO SOBRE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. ALÉM DO QUESTIONÁRIO, FORAM INDICADOS 6 (SEIS PROFESSORES), 3 (TRÊS) POR UNIVERSIDADE PESQUISADA, PARA PARTICIPAR DAS ENTREVISTAS. OS CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES FORAM A EXIGÊNCIA DE SER DOCENTE DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E TER MAIS DE QUATRO ANOS DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. OS DADOS REVELADOS PELA PESQUISA APRESENTARAM INDÍCIOS DA INFLUÊNCIA DO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES. FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR OS OBSTÁCULOS E AS DIFICULDADES EXISTENTES. OS ALUNOS INDICARAM QUE AS PRÁTICAS ESTÃO MAIS CENTRADAS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM POR REPETIÇÃO E ASSOCIAÇÃO TENDO O PROFESSOR COMO CENTRO DO PROCESSO. ESSE DADO CONSTATA AS FALHAS E ASSINALA OS CAMINHOS POR ONDE OS NOVOS MÉTODOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM PODEM TRANSITAR PARA SE ADAPTAR AOS NOVOS TEMPOS. ALÉM DISSO, OS ALUNOS APONTARAM À VALORIZAÇÃO DA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, E OS TRABALHOS COLETIVOS, COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. SUGERE-SE INVESTIR EM MUDANÇAS DIDÁTICAS, FOCALIZANDO NÃO SÓ A PEDAGOGIA, COMO TAMBÉM OS CONCEITOS DE ?ANDRAGOGIA? E, ALÉM DISSO, PROJETOS DE INSERÇÃO SOCIAL QUE COMBINEM TEORIA E PRÁTICA. RECOMENDA-SE INTRODUZIR PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE APOSTEM NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA E DOMÍNIO DOS PROCESSOS DE APRENDER, CONTIDOS NOS PRESSUPOSTOS DA ?METACOGNIÇÃO?, COM O PROPÓSITO DE POSSIBILITAR AO ALUNO SER SUJEITO DO SEU PRÓPRIO APRENDER. FINALMENTE, PROPÕE-SE PREPARAR OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, PARA SUBSTITUIR OS HÁBITOS ASSOCIATIVOS, TRANSMISSIVOS, DE REPETIÇÃO DE CONHECIMENTOS, PELAS ESTRATÉGIAS DIRECIONADAS A ESTIMULAR A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM SUAS PRÁTICAS DIDÁTICAS, DE MODO A PERMITIR A PASSAGEM DE UMA ESTRUTURA DE PENSAMENTO ASSOCIACIONISTA PARA UM PENSAMENTO CENTRADO NO ALUNO, MOBILIZANDO A ORGANIZAÇÃO E A REELABORAÇÃO AUTÔNOMA DO MATERIAL DE APRENDIZAGEM.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCPR
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1229
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf466.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador