Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1227
Título : ESCOLHA MOTIVOS E EXPECTATIVAS DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA QUANTO À PROFISSÃO: UMA PERSPECTIVA PSICOEDUCACIONAL
Autor : MORETTI, Lucia Helena Tiosso
SANCHES, Marli Aparecida Calça
Palabras clave : ESCOLHA PROFISSIONAL;MOTIVAÇÃO;PSICOLOGIA
Fecha de publicación : 1999
Editorial : UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Resumen : O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI DE INVESTIGAR OS MOTIVOS DA ESCOLHA PROFISSIONAL E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS SOBRE O CURSO DE PSICOLOGIA. PARTICIPARAM DO ESTUDO, 130 ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PR), DOS QUAIS 43 DO 1º ANO; 43 DO 3º ANO E 44 DO 5º ANO, DE AMBOS OS SEXOS E NA FAIXA ETÁRIA DE 18 A 52 ANOS. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO DE QUESTÕES ESPECÍFICAS SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA, EXPECTATIVAS SOBRE O CURSO E DO FUTURO PROFISSIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DO SOFTWARE STATISTIC FOR WINDOWS VERSÃO 5.0 E DE ACORDO COM A TEORIA DE ERIKSON. OS RESULTADOS INDICARAM QUE: 1. 40,77% DOS ALUNOS ESCOLHERAM O CURSO POR INTERESSE; 2. 31,54%, TEVE AJUDA DA FAMÍLIA NA TOMADA DE DECISÃO E 28,46%, FOI DECISÃO PESSOAL; 3. 22,31% ESPERAVAM QUE O CURSO OS AJUDASSE A ENTENDER AS PESSOAS; 4. PARA 23,08% AS DIFICULDADES ( COM DISCIPLINA, CARGA HORÁRIA, FINANCEIRA), OCORRERAM NO 1º ANO; 15,38%, NO 3º E 6,15%, NO 5º ANO; 5. SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO, 50,77% RELATARAM QUE ELE AUXILIA ÀS PESSOAS; 6. AO CONCLUIR O CURSO, 20,00% QUEREM CONTINUAR ESTUDANDO; 15,38% VÃO PARA A CLÍNICA; OS DEMAIS, HOSPITAL/ESCOLA/DOCÊNCIA/ EDUCAÇÃO E 40% ESTÃO INDECISOS.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1227
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador