Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1220
Título : O CURSINHO COMO UNIDADE ESCOLAR DE MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE: PARTICULARIDADES, SENTIDOS E PERSPECTIVAS
Autor : VILELA, Rita Amelia Teixeira
FORTES, Ricardo Luiz Rocha
Palabras clave : CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR;VESTIBULAR;ACESSO À EDUCAÇÃO;ENSINO SUPERIOR
Fecha de publicación : 2005
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Resumen : O OBJETIVO DO TRABALHO DESENVOLVIDO FOI COMPREENDER AS AÇÕES DO CURSINHO COMO UNIDADE ESCOLAR DE MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE PARA ALUNOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES, EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PROVADAS. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA EMPÍRICA SOBRE UM TIPO PARTICULAR DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO O CURSINHO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE VESTIBULARES. A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO NO COTIDIANO DE UM CURSINHO GAIA PRÉ-VESTIBULARES, ENTREVISTAS ABERTAS COM TODOS OS PROFESSORES DO CURSO EXTENSIVO, ENTREVISTAS COM 4 ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ QUE SE PRONTIFICARAM A PARTICIPAR, COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO, COM UM DIRETOR ADMINISTRATIVO E COM A ORIENTADORA EDUCACIONAL, PARA A OBTENÇÃO DIRETA DAS INFORMAÇÕES SOBRE AS SUAS ATIVIDADES. O ESTUDO REVELOU, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O CURSINHO EXISTE DEVIDO À DESARTICULAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS SEGMENTOS ESCOLARES E A UNIVERSIDADE, E DEVIDO À IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO EFEITO CURSINHO, COMO INSTÂNCIA PREPARATÓRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIOU QUE OS ALUNOS DE SEGMENTOS MÉDIOS E POPULARES GOSTAM E VALORIZAM O CURSINHO MAIS QUE O ENSINO MÉDIO, SOBRETUDO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, PELAS REVISÕES NECESSÁRIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, PELO TREINAMENTO, PELOS SIMULADOS E PELO ESPAÇO PRIVILEGIADO ONDE OCORREM INTERAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA REVELOU, AINDA, QUE OS ALUNOS SE SENTEM MAIS À VONTADE NO ESPAÇO ESCOLAR DO CURSINHO, POIS ESTÃO ALI PORQUE QUEREM E NÃO PELA IMPOSIÇÃO DOS PAIS, COMO OCORRE NO COLÉGIO. NESSE SENTIDO, COM TODAS AS DIFICULDADES, MATERIAIS E COGNITIVAS, DO QUAL SÃO PORTADORES, OS ALUNOS COLOCAM SUAS ESPERANÇAS NAS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS DO CURSINHO COMO UMA INSTÂNCIA NECESSÁRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. A DESPEITO DE NÃO INTEGRAREM O CIRCUITO DAS ESCOLAS OFICIAIS, OS CURSINHOS SOBREVIVEM PORQUE OCUPAM UM ESPAÇO DE MEDIAÇÃO INDISPENSÁVEL, ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE. ESSA SITUAÇÃO TENDE A PERMANECER ENQUANTO PERSISTIR A HISTÓRICA DESARTICULAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO NACIONAL.
Descripción : PUC MINAS
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1220
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf644.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador