Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1208
Título : SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A RECONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Autor : MARTINS, João Batista
PASSOS, Marinez Meneghello
Palabras clave : ADOLESCENTES;ESCOLHA PROFISSIONAL;MATEMÁTICA;LICENCIATURA
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Resumen : O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER O QUE LEVA ALGUNS ADOLESCENTES ESCOLHEREM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. O ESTUDO ENVOLVE OS ACADÊMICOS QUE INGRESSARAM EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MATEMÁTICA (FIZERAM PARTE DA PESQUISA 38 ALUNOS) ? HABILITAÇÃO LICENCIATURA ? DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. PARA DESCREVER OS MOTIVOS DA ESCOLHA, APRESENTADOS PELOS SUJEITOS EM ESTUDO, FORAM REALIZADAS NOTAS DE CAMPO, NO PERÍODO REFERENTE A UM ANO LETIVO, EM TODOS OS DIAS QUE OS ALUNOS TIVERAM AULA COM A PESQUISADORA, TAMBÉM PROFESSORA DE MATEMÁTICA E IGUALMENTE IMPLICADA NESSE PROCESSO ? UTILIZANDO-SE POR METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TRABALHANDO-SE COM UMA COLETA DE DADOS ABERTA. PARA COMPREENDER AS NARRATIVAS, ADOTOU-SE COMO BASE PARA ANÁLISE FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E SOBRE ELES LANÇOU-SE DIVERSOS OLHARES ALICERÇADOS EM CONCEITOS PERTINENTES À MULTIRREFERENCIALIDADE, ADOTANDO COMO EIXO CENTRAL A IDENTIDADE E APROXIMANDO DELE CONCEITOS RELATIVOS À ADOLESCÊNCIA E DESEJO. A COMPLEXIDADE EVIDENCIADA PELO FENÔMENO EM PESQUISA LEVOU ESSA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA A LANÇAR MÃO DE APORTES TEÓRICOS COM PONTES EM DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, COM A INTENÇÃO DE REALIZAR UM MOVIMENTO DE NÃO RECORTAR, A SITUAÇÃO EM ESTUDO, PARA ANALISAR, MAS AMPLIAR O NOSSO OLHAR COM RELAÇÃO AO OBJETO.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1208
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf954.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador