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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1184
Título: | DIREITO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA E CONSTITUTIVA DA CIDADANIA NA OPINIÃO DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIJUÍ / RS |
Autor(es): | PANSERA-DE-ARAUJO, Maria Cristina NOBLES, Antônio Valdeci |
Palavras-chave: | CIDADANIA;DIREITO AMBIENTAL;EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | UNIVIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | ENTRE OS ASPECTOS RELACIONADOS COM A CIDADANIA, O CONHECIMENTO DO DIREITO E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL MERECEM UMA ATENÇÃO ESPECIAL. A PRESENTE PESQUISA PRETENDEU INVESTIGAR, ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DO CAMPUS IJUÍ, DA UNIJUÍ, 1º SEMESTRE/2000: AS CONCEPÇÕES SOBRE DIREITO AMBIENTAL - DA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL - E A E CIDADANIA; O SEU GRAU DE SENSIBILIZAÇÃO, PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS PRÓXIMOS A PARTIR DAS ATITUDES E PROCEDIMENTOS RELATADOS; A CONTRIBUIÇÃO DA GRADUAÇÃO NA SUA FORMAÇÃO COMO EDUCADOR AMBIENTAL E NAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE O CONHECIMENTO DE DA, A EA E A CIDADANIA; SE É NECESSÁRIO OU NÃO A APROXIMAÇÃO DO DA E A EA PARA SER UM(A) CIDADÃO(Ã) E SE SE CONSIDERAM OU NÃO EDUCADORES AMBIENTAIS. ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FORAM REALIZADOS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, COM 253 ALUNOS SORTEADOS ALEATORIAMENTE ENTRE AQUELES MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS, TURNOS E CURSOS OFERECIDOS NO PRIMEIRO SEMESTRE/2000, DA UNIJUÍ, NO CAMPUS DE IJUÍ. A MAIORIA É DO SEXO FEMININO, CURSANDO OS PRIMEIROS SEMESTRES, COM UMA IDADE ENTRE 16 E 24 ANOS E CONSIDERAM QUE: DA É "LEGISLAÇÃO/REGULA CRIMES AMBIENTAIS; DIREITO/DEFESA/PROTEÇÃO DA NATUREZA; DIREITO DO CIDADÃO DE TER UM AMBIENTE SAUDÁVEL/NATUREZA/AR PURO"; EA É "EDUCAÇÃO/ENSINO APRENDIZAGEM/IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR; CONSCIENTIZAÇÃO/IMPORTÂNCIA AMBIENTE/PROTEGER A NATUREZA/ECOLÓGICA" E CIDADANIA É "DIREITOS E DEVERES; CONHECER DIREITOS/TER DIREITOS; PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE/VOTO". OBSERVOU-SE QUE ESTÃO SENSIBILIZADOS PARA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL; PREOCUPADOS COM A CONTINUIDADE DA VIDA, NO PLANETA, COMO UM TODO E A HUMANA EM PARTICULAR; APRESENTAM UMA FORMAÇÃO GERAL E HUMANÍSTICA AMPLA; A RELAÇÃO ENTRE DA, EA E CIDADANIA PASSA PELA TOMADA DE CONSCIÊNCIA PARA DEFENDER A NATUREZA, E MESMO AS ATITUDES FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS PROPOSTOS ESTÃO NUMA DIREÇÃO DE AMPLIAR A SENSIBILIZAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA. VERIFICOU-SE QUE ENTRE OS ENTREVISTADOS HÁ UM AVANÇO DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS PERTINENTES AO DA, EA E CIDADANIA, EIS QUE, AS PRÁTICAS AMBIENTAIS DOS SUJEITOS ESTÃO VOLTADAS E PREOCUPADAS COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO EM QUE VIVEM. SENDO ASSIM, ESTÃO PAUTADAS NO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA, NA BUSCA DA SUA FORMAÇÃO COMO UM CIDADÃO CONHECEDOR DE SEUS DIREITOS E DEVERES PARA QUE POSSAM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL, HARMÔNICA E SAUDÁVEL. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIJUÍ |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1184 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Universitários |
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