Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1180
Título: BRASIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Autor(es): SOUZA, Clarilza Prado De
NOVAES, Adelina De Oliveira
Palavras-chave: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;IDENTIDADE SOCIAL;PROTAGONISMO
Data do documento: 2006
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: A PRESENTE DISSERTAÇÃO RESULTOU DO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA SOBRE O BRASIL. CONSIDERANDO QUE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DEVERIAM SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CAPAZ DE MOBILIZAR TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, TAL COMO DEFINE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA BUSCOU INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES POLÊMICAS QUE PUDESSEM IDENTIFICAR EM FUTUROS EDUCADORES UM GRUPO SOCIALMENTE ATIVO. A PESQUISA É PARTE DE UM PROGRAMA DE PESQUISA MAIS AMPLO "IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL" QUE, POR SUA VEZ, FAZ PARTE DO PROJETO INTERNACIONAL "IMAGINÁRIOS LATINO-AMERICANOS", SEDIADO PELO LABORATÓRIO EUROPEU DE PSICOLOGIA SOCIAL (LEPS) DA MAISON DE SCIENCES DE L HOMME DE PARIS (MSH), FRANÇA. SÃO RESPONDENTES DA PESQUISA 267 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PRIMEIRO ANO, DE SETE ESTADOS DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS, DISTRIBUÍDOS ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. O QUESTIONÁRIO COMBINOU, PARA EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, O USO DE DESENHOS E LINGUAGEM ESCRITA. SOLICITOU-SE QUE DESENHASSEM O BRASIL E O QUE CONTEM NELE, QUE JUSTIFICASSEM POR QUE ACREDITAVAM QUE TUDO O QUE FOI DESENHADO ERA BRASIL E O QUE DIFERENCIAVA O BRASIL DOS DEMAIS PAISES. TRABALHOU-SE INICIALMENTE COM O EXAME DAS QUESTÕES VERBAIS, PELO PROCESSAMENTO DO PROGRAMA DE ANÁLISE LÉXICA ALCESTE (ANALYSE LEXICALE PAR CONTEXTE D UM ENSEMBLE DE SEGMENTS DE TEXTE), QUE APONTOU PARA A NECESSIDADE DE COMPOR UMA MATRIZ DE ANÁLISE DE CONTEÚDO QUE PRIORIZASSE UMA DIMENSÃO ESPECÍFICA: A DO PROTAGONISMO SOCIAL. ESTA MATRIZ TAMBÉM ORIENTOU O EXAME DOS DESENHOS, ANALISADOS COM BASE EM SUJEITOS PROTOTÍPICOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM DOIS EIXOS DE REPRESENTAÇÕES: UM MARCADO PELA FORÇA QUE EXERCE PARA A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO; OUTRO QUE IMPULSIONA A AÇÃO DOS SUJEITOS PARA UMA MUDANÇA SOCIAL. AS REPRESENTAÇÕES DESTE SEGUNDO EIXO AINDA REVELARAM QUE A ESPERANÇA É MOTRIZ DE UMA ATUAÇÃO PROTAGONISTA, E PREDIZEM UMA IDENTIDADE MARCADA PELA AÇÃO DO EDUCADOR E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Descrição: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1180
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador