DSpace/Manakin Repository

Indicador nacional de alfabetismo funcional, 1º : um diagnóstico pela inclusão social pela educação - primeiros resultados

Mostrar registro simples

dc.contributor.author RIBEIRO, Vera Masagão
dc.contributor.author MONTENEGRO, Fábio
dc.date.accessioned 2009-02-06T13:39:36Z
dc.date.available 2009-02-06T13:39:36Z
dc.date.issued 2001 pt
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/661
dc.description PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope). FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPq en
dc.description.abstract A pesquisa visa conhecer as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática da população brasileira de 15 a 64 anos. De 2001 a 2005, foram realizados levantamentos anuais por meio de entrevistas domiciliares a amostras de duas mil pessoas, focalizando ora a leitura e escrita, ora a matemática. A partir de 2007, os levantamentos passam a ser bianuais e medir simultaneamente, por meio de testes, as habilidades de processar informações verbais ou numéricas contidas em materiais impressos presentes no cotidiano, como notícias, anúncios, instruções, mapas, gráficos, entre outros. São também aplicados questionários para levantar informações sobre o background educacional e familiar dos entrevistados, além de suas práticas de leitura, escrita e matemática no contexto doméstico, do trabalho, do consumo cultural, da participação social e da religião. Além dos levantamentos nacionais, os instrumentos do Inaf vêm sendo utilizados em estudos especiais com o objetivo de diagnosticar necessidades de aprendizagem de populações específicas e avaliar programas educacionais. en
dc.description.sponsorship Ibope CNPq en
dc.format.extent 1547463 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação en
dc.publisher Instituto Paulo Montenegro pt
dc.subject ALFABETISMO FUNCIONAL en
dc.subject ALFABETISMO en
dc.subject LEITURA en
dc.subject ESCRITA en
dc.subject LETRAMENTO en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt
dc.subject ANALFABETOS pt
dc.subject.other INAF1 pt
dc.title Indicador nacional de alfabetismo funcional, 1º : um diagnóstico pela inclusão social pela educação - primeiros resultados en
dc.type Technical Report en


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta