Resumo:
A pesquisa visa conhecer as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática da população brasileira de 15 a 64 anos. De 2001 a 2005, foram realizados levantamentos anuais por meio de entrevistas domiciliares a amostras de duas mil pessoas, focalizando ora a leitura e escrita, ora a matemática. A partir de 2007, os levantamentos passam a ser bianuais e medir simultaneamente, por meio de testes, as habilidades de processar informações verbais ou numéricas contidas em materiais impressos presentes no cotidiano, como notícias, anúncios, instruções, mapas, gráficos, entre outros. São também aplicados questionários para levantar informações sobre o background educacional e familiar dos entrevistados, além de suas práticas de leitura, escrita e matemática no contexto doméstico, do trabalho, do consumo cultural, da participação social e da religião.
Além dos levantamentos nacionais, os instrumentos do Inaf vêm sendo utilizados em estudos especiais com o objetivo de diagnosticar necessidades de aprendizagem de populações específicas e avaliar programas educacionais.
Descrição:
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa).
DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope).
FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPq