Boletins e Agenda: Envíos recientes

  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-09-25)
    As últimas edições do OPA apresentaram o comportamento da Justiça paulista ante à demanda da sociedade pela disponibilização de vagas na educação infantil. Também podemos considerar que, naqueles casos, a Justiça foi chamada ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-08-11)
    Nas três últimas edições do OPA, vimos alguns dos argumentos – pedido genérico e indeterminado, pedido futuro e norma programática - usados pela Justiça para não garantir o direito à educação infantil reivindicado nas ações ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-08-28)
    Nas duas últimas edições do OPA, vimos dois dos argumentos – pedido genérico e indeterminado, e pedido futuro - usados pela Justiça para não garantir o direito à educação infantil nas ações civis públicas propostas pelo ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-07-14)
    Vimos no último OPA um dos argumentos – pedido genérico e indeterminado - usados pela Justiça para não garantir o direito à educação infantil nas ações propostas pelo Ministério Público Estadual. Agora vamos tratar de outro ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-06-30)
    No último OPA (“Obstáculos Jurídicos para efetivar o direito à educação infantil”) mostramos quais os argumentos utilizados pela Justiça paulista para não garantir o direito à educação infantil, decidindo contrariamente ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2005-06-16)
    O projeto Ação na Justiça, da Ação Educativa, realizou no período entre setembro de 2004 e maio de 2005, um levantamento de informações na Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-12-15)
    A Constituição Federal de 1988 reconhece inúmeros direitos a todas as pessoas, desde os chamados direitos civis e políticos até os denominados direitos sociais, econômicos e culturais.
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-10-28)
    Para a garantia dos direitos fundamentais, como o direito à educação, é necessário que todas as pessoas tenham a oportunidade de exigi-los. Por isso, a Constituição Federal prevê o direito de acesso à justiça também como ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-10-07)
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao introduzir a chamada concepção contemporânea dos direitos humanos, reconheceu a existência de direitos universais, inerentes à pessoa humana, o que significa que todos os ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-09-08)
    Ao estabelecer, em seu art. 205, que a educação deve visar o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania, a Constituição Federal Brasileira reproduz, expressamente, importantes obrigações ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-09-01)
    O direito à educação é afirmado no art. 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que enuncia sua gratuidade, pelo menos nos graus elementares e fundamentais, e estabelece que esteja orientada para o ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2004-11-18)
    O Ministério Público e o Sistema Judiciário podem e devem ser utilizados pela sociedade civil brasileira para a efetivação dos direitos sociais, entre eles, o direito à educação. Inspirada nesta afirmação e influenciada ...
  • Autor desconocido (Ação Educativa. Projeto Ação na Justiça, 2010-12-01)
    Saber como decide o Poder Judiciário ao analisar conflitos relacionados a um determinado direito fundamental é relevante para entender como esse direito pode ser interpretado e aplicado na prática, e com isso avaliar as ...
  • AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA PESQUISA E INFORMAÇÃO (2009-06-15)

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