Resumo:
A investigação toma as rádios comunitárias FMs, organizadas por movimentos sociais e ~culturais populares como objeto de estudo. A partir dessas práticas discuto que desde seu surgimento em 1922 até a década de 90 do século XX, a utilização clandestina do rádio sofreu processos de transformação do âmbito eminentemente político para se expressar também como experiências culturais que apresentam tanto características massivas quanto expressam uma lógica questionadora da sociedade de consumo. O referido trabalho traz uma discussão sobre a trajetória da cultura popular na sociedade brasileira, explicitando o processo de exposição dessas práticas aos contextos institucionais, à indústria cultural e ao consumo. A Partir da programação das rádios faço uma reflexão sobre suas proposta comunicativas, destacando as estratégias que estas emissoras utilizam para realizar processos de educação não formal. A Pesquisa também realiza uma discussão sobre a segmentação, voltada para o consumo evidente nas emissoras comerciais e a segmentação voltada para a diversidade cultural, comum as emissoras comunitária analisadas .Para constatar a efetividade da proposta comunicativa ou conclusiva fez-se uma pesquisa junto aos receptores. Dessa forma, o propósito educativo das rádios comunitárias não é investigado somente a partir da programação, mas é confirmado a partir dos receptores. A recepção é ponto fundamental para estudar a diversidade cultural que as emissoras procuram evidenciar na constituição de suas audiências.