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A socialização para a cooperação: uma análise de práticas de educação não-formal

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dc.contributor.advisor WEBER, Silke en
dc.contributor.author BENZAQUEN, Júlia Figueredo
dc.date.accessioned 2008-06-30T16:21:22Z
dc.date.available 2008-06-30T16:21:22Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/544
dc.description Depositária: Biblioteca Central UFPE en
dc.description.abstract A questão principal desta pesquisa é: quais são e como são desenvolvidas práticas de educação não-formal que socializam o valor cooperativo. Assumindo as discussões da dicotomia comunidade e sociedade, do crescente processo de individualização, do individualismo característico do contexto capitalista e das teorias da socialização, fazemos um estudo de caso em um grupo cultural do Programa de Animação Cultural (PAC). Partimos do pressuposto de que a economia solidária, prática baseada na solidariedade, e a educação popular se apresentam como espaços potenciais para a socialização do valor cooperativo. O contexto do nosso caso é apresentado a partir da sua história, estrutura e objetivos, das atividades de capacitação para os educadores não-formais, da escola na qual o grupo está inserido e do grupo em si. Nossa atenção está voltada para a cooperação, ou seja, ao fazer junto, e ao valor cooperativo, que se aproxima da idéia de solidariedade, implicando empatia e comprometimento com o outro. Através de observação participante, entrevistas e análise documental fazemosuma descrição etnográfica utilizando alguns indicadores de práticas cooperativas, como por exemplo: atividades realizadas em grupo e estímulo de respeito ao outro. O Animador Cultural do grupo propiciou oportunidades de socialização do valor cooperativo, mas por sua identificação com o papel do professor, ele falou mais sobre as práticas cooperativas do que oportunizou momentos de vivência delas. Este estudo permitiu aprofundar a compreensão de mecanismos de socialização do valor cooperativo na educação não-formal e ao mesmo tempo perceber a presença de valoressocietários individualistas, como obstáculo a considerar. en
dc.format.extent 1461649 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal de Pernanbuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia en
dc.subject EDUCAÇÃO E CULTURA en
dc.subject EDUCAÇÃO NÃO FORMAL en
dc.subject COOPERATIVISMO en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR
dc.subject PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA en
dc.subject ANIMAÇÃO CULTURAL en
dc.subject ECONOMIA SOLIDÁRIA en
dc.title A socialização para a cooperação: uma análise de práticas de educação não-formal en
dc.type Thesis en
dc.type Dissertação en


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