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dc.contributor.advisor | WEBER, Silke | en |
dc.contributor.author | BENZAQUEN, Júlia Figueredo | |
dc.date.accessioned | 2008-06-30T16:21:22Z | |
dc.date.available | 2008-06-30T16:21:22Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/544 | |
dc.description | Depositária: Biblioteca Central UFPE | en |
dc.description.abstract | A questão principal desta pesquisa é: quais são e como são desenvolvidas práticas de educação não-formal que socializam o valor cooperativo. Assumindo as discussões da dicotomia comunidade e sociedade, do crescente processo de individualização, do individualismo característico do contexto capitalista e das teorias da socialização, fazemos um estudo de caso em um grupo cultural do Programa de Animação Cultural (PAC). Partimos do pressuposto de que a economia solidária, prática baseada na solidariedade, e a educação popular se apresentam como espaços potenciais para a socialização do valor cooperativo. O contexto do nosso caso é apresentado a partir da sua história, estrutura e objetivos, das atividades de capacitação para os educadores não-formais, da escola na qual o grupo está inserido e do grupo em si. Nossa atenção está voltada para a cooperação, ou seja, ao fazer junto, e ao valor cooperativo, que se aproxima da idéia de solidariedade, implicando empatia e comprometimento com o outro. Através de observação participante, entrevistas e análise documental fazemosuma descrição etnográfica utilizando alguns indicadores de práticas cooperativas, como por exemplo: atividades realizadas em grupo e estímulo de respeito ao outro. O Animador Cultural do grupo propiciou oportunidades de socialização do valor cooperativo, mas por sua identificação com o papel do professor, ele falou mais sobre as práticas cooperativas do que oportunizou momentos de vivência delas. Este estudo permitiu aprofundar a compreensão de mecanismos de socialização do valor cooperativo na educação não-formal e ao mesmo tempo perceber a presença de valoressocietários individualistas, como obstáculo a considerar. | en |
dc.format.extent | 1461649 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernanbuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E CULTURA | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | en |
dc.subject | COOPERATIVISMO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA | en |
dc.subject | ANIMAÇÃO CULTURAL | en |
dc.subject | ECONOMIA SOLIDÁRIA | en |
dc.title | A socialização para a cooperação: uma análise de práticas de educação não-formal | en |
dc.type | Thesis | en |
dc.type | Dissertação | en |