Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | SILVA, Ana Tereza Reis da | |
dc.contributor.author | FREITAS, Maria De Fatima Quintal de | en |
dc.date.accessioned | 2008-06-10T17:57:59Z | |
dc.date.available | 2008-06-10T17:57:59Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/513 | |
dc.description | Biblioteca Central da UFPR | en |
dc.description.abstract | A análise sobre o projeto Terra Solidária, prática de escolarização e profissionalização desenvolvida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), objetiva indicar em que medida esse projeto se figura como alternativa de conscientização, organização e participação política dos trabalhadores rurais. A pesquisa parte das falas dos alunos egressos que participaram do Terra Solidária quando de sua realização nas comunidades de Cerro Azul e Itaperuçu - PR, no período de 2000 a 2001. O trabalho de campo foi realizado através de entrevista em profundidade, utilizando-se um roteiro de perguntas semi-abertas. As informações coletadas revelam: a importância desse projeto para os trabalhadores rurais; as diferenças e as semelhanças entre o Terra Solidária e as escolas formais; as expectativas que os trabalhadores tinham em relação ao processo educativo e, em que medida, essas expectativas foram ou não respondidas; as mudanças provocadas na vida (pessoal e profissional) dos trabalhadores e, ainda, na forma e na intensidade da participação sindical e comunitária dos mesmos. Em geral, os dados apontam para a seguinte conclusão: embora o Terra Solidária tenha um caráter classista e contra-hegemônico, o fato da CUT oferecer escolarização e profissionalização reproduz a premissa neoliberal de minimização das responsabilidades sociais do Estado, nega a história cutista e põe em xeque a necessidade de um sindicato combativo. | en |
dc.format.extent | 52789 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO NO CAMPO | en |
dc.subject | FORMAÇÃO SINDICAL | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.title | O alternativo e o conservador de uma prática educativa: Avaliação crítica do Terra Solidária/CUT-PR na perspectiva dos trabalhadores rurais | en |
dc.type | Thesis | en |