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As práticas educativas dos agentes comunitários no programa saúde da família de Presidente Prudente

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dc.contributor.advisor MARCON, Telmo en
dc.contributor.author CHAVES, Sonia Maria Moretti
dc.date.accessioned 2008-06-03T21:41:59Z
dc.date.available 2008-06-03T21:41:59Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation CHAVES, Sonia Maria Moretti. As práticas educativas dos agentes comunitários no programa saúde da família de Presidente Prudente. 2005. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Oeste Paulista. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Presidente Prudente. Orientador(a): Levino Bertan. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/486
dc.description Depositária: Rede de Bibliotecas da Unoeste en
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar as ações educacionais desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde de duas Equipes de Saúde da família de Presidente Prudente. Esse programa é considerado um novo modelo de atenção básica à saúde e tem e tem uma abordagem mais humanizada e com maior poder de penetração no universo familiar, além de promover práticas transformadoras da realidade social. O referencial teórico que dá sustentação a esse estudo é o da educação popular em saúde. Optou-se pelo enfoque qualitativo, por meio de um estudo de caso, utilizando fontes bibliográficas, documentais e vivas. Consta de análise de documentos que versam sobre a implantação do programa no município e de entrevistas semi-estruturadas, cujo material foi agrupado em temas comuns e interpretado à luz do referencial teórico levantado para análise do problema. Aponta, como principais resultados, a informação de que muitos Agentes Comunitários são lançados a sua jornada de trabalho, com treinamentos precários e escasso processo de educação continuada; as ações educativas descritas, que vão desde o acompanhamento individual nas visitas domiciliares a intervenções com grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes, ficando o foco das mesmas ainda muito preso aos programas padronizados pelas instâncias superiores do setor de saúde, com um viés prescritivo. Verificou-se que os usuários elogiam a aproximação da equipe à comunidade, reconhecem a importância do trabalho, mas solicitam mais médicos, mais remédios e menos desmontes nas equipes, já que há uma grande parcela de pessoas doentes no Brasil, que clamam por assistência e qualidade no atendimento. Conclui que, quando se reporta a atividades grupais, há uma preocupação com os programas em pauta, faltando integralidade nas ações educativas, já que essas são reduzidas a palestras. São ações insuficientes, quando se quer promover a autonomia e a conscientização da população. No entando observa-se que o Agente Comunitário de Saúde pode promover apoio social ao usuário, favorecer-lhe novos contatos, ajudá-lo no acesso a serviços de saúde. Amplia a Rede Social do paciente com empatia e solidariedade, possibilitando melhores condições de vida e saúde às pessoas, colaborando, consequentemente, na humanização do Programa Saúde da Família. en
dc.format.extent 229667 bytes
dc.format.extent 530434 bytes
dc.format.extent 130882 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
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dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade do Oeste Paulista. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject EDUCAÇÃO EM SAÚDE en
dc.subject PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA en
dc.subject AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE en
dc.subject SAÚDE COMUNITÁRIA en
dc.title As práticas educativas dos agentes comunitários no programa saúde da família de Presidente Prudente en
dc.type Thesis en


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