Resumo:
Este trabalho examina as determinações alienantes e não alienantes, produzidas historicamente pelo processo globalização no contexto da contemporaneidade, seus desafios e oportunidades para implementação de projetos emancipadores. Estabelece a relação entre a contemporaneidade e suas determinações históricas; e a emancipação humana, especificamente entre as mulheres de baixa renda, tomando como instrumento a educação popular. A pesquisa empírica é focada nas mulheres participantes do Projeto de Ação Social Vivendo e Aprendendo, em Curitiba, suas demandas e expectativas, visando fornecer subsídios para a formulação de novas políticas públicas mais comprometidas com a qualidade de vida da população brasileira e em especial das mulheres, através de questões prepositivas como: As mulheres, tanto como os homens de qualquer classe, raça, etnia ou classe social necessitam ter o tratamento digno que lhes confira condições de permitir participar na sociedade como sujeitos de suas histórias, e decisores de seus destinos e dos destinos das sociedades; as mulheres da periferia devem ter garantida sua participação no processo de desenvolvimento social, político e econômico independentemente de sua condição material de existência; a educação deve ser o conduto permanente para elevação da consciência crítica da sociedade e promoção da emancipação humana. Estas proposições são emanadas da investigação, comprometida com a educação de qualidade, que privilegie toda a população brasileira sem discriminação ou exclusão.