Resumo:
A formação profissional, no modo de produção capitalista, ocorre de forma organizada e institucionalizada em estabelecimentos denominados escolas profissionais. Estas, inicialmente escolas de artes e ofícios, organizadas como 'oficinas-escolas', nas quais a aprendizagem se dava juntamente com a produção, transformam-se em escolas técnicas, e nestas a aprendizagem ocorre completamente separada do espaço da produção. Para tanto, a escola profissional passa por um processo de racionalização de seu funcionamento. Através de regulamentação organiza-se um sistema de ensino profissional em níveis hierarquizados, adota-se uma metodologia de ensino que visa a rápida qualificação do trabalhador e abre-se espaço no currículo das escolas profissionais para as disciplinas de formação geral com o objetivo de disciplinar a própria formação profissional enquadrando-a nos padrões dos sistemas escolares. A Escola Profissional Masculina de Rio Claro, que iniciou as suas atividades em 1920, teve a sua trajetória marcada pelo processo de mudança de configuração do ensino profissional que ocorreu no sentido de fazer com que deixasse de ter como horizonte a escola de artes e ofícios para assumir uma configuração de escola técnica.