Resumo:
No presente trabalho, procuramos discutir questões relacionadas às transformações no mundo do trabalho e às políticas de inclusão digital. Pesquisas indicam que os postos de trabalho formal estão desaparecendo e que o trabalhador, diante do desemprego crescente, busca ampliar sua qualificação profissional para inserir-se, reinserir-se ou manter-se no emprego. Uma das alternativas que vêm sendo apontadas para combater o desemprego está voltada à inclusão digital. O problema da dissertação foi direcionado para a seguinte questão: em que medida a formação básica na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICS) gera condições de acesso ao mercado de trabalho para analisar essa questão, optamos pela realização de um estudo de caso no projeto de inclusão digital da ONG “moradia e cidadania”, em Florianópolis - SC. Elegemos como local de pesquisa uma organização não governamental (ONG), que oferece cursos de alfabetização tecnológica voltados para a formação profissional e com o objetivo de facilitar o acesso ao emprego. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer o perfil sócio-econômico e escolar, assim como a situação profissional de dois grupos estudados: participantes do projeto de inclusão digital no momento da pesquisa e egressos de cursos do mesmo projeto. Tivemos ainda o propósito de destacar algumas transformações ocorridas no mercado de trabalho, de forma a compreender a relação entre as iniciativas voltadas para a qualificação profissional no que tange à utilização das TICs e o problema do desemprego.