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Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SC

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dc.contributor.author DAHMER, Alessandra Zago
dc.contributor.author TUMOLO, Paulo Sergio
dc.date.accessioned 2008-05-19T17:32:23Z
dc.date.available 2008-05-19T17:32:23Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation DAHMER, Alessandra Zago. Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SC. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Florianópolis. Orientador(a): Paulo Sergio Tumolo. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/420
dc.description Biblioteca UFSC en
dc.description.abstract No presente trabalho, procuramos discutir questões relacionadas às transformações no mundo do trabalho e às políticas de inclusão digital. Pesquisas indicam que os postos de trabalho formal estão desaparecendo e que o trabalhador, diante do desemprego crescente, busca ampliar sua qualificação profissional para inserir-se, reinserir-se ou manter-se no emprego. Uma das alternativas que vêm sendo apontadas para combater o desemprego está voltada à inclusão digital. O problema da dissertação foi direcionado para a seguinte questão: em que medida a formação básica na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICS) gera condições de acesso ao mercado de trabalho para analisar essa questão, optamos pela realização de um estudo de caso no projeto de inclusão digital da ONG “moradia e cidadania”, em Florianópolis - SC. Elegemos como local de pesquisa uma organização não governamental (ONG), que oferece cursos de alfabetização tecnológica voltados para a formação profissional e com o objetivo de facilitar o acesso ao emprego. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer o perfil sócio-econômico e escolar, assim como a situação profissional de dois grupos estudados: participantes do projeto de inclusão digital no momento da pesquisa e egressos de cursos do mesmo projeto. Tivemos ainda o propósito de destacar algumas transformações ocorridas no mercado de trabalho, de forma a compreender a relação entre as iniciativas voltadas para a qualificação profissional no que tange à utilização das TICs e o problema do desemprego. en
dc.format.extent 718169 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject INCLUSÃO DIGITAL en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.title Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SC en
dc.type Thesis en


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