dc.contributor.author |
DAHMER, Alessandra Zago |
|
dc.contributor.author |
TUMOLO, Paulo Sergio |
|
dc.date.accessioned |
2008-05-19T17:32:23Z |
|
dc.date.available |
2008-05-19T17:32:23Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
DAHMER, Alessandra Zago. Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SC. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Florianópolis. Orientador(a): Paulo Sergio Tumolo. |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/420 |
|
dc.description |
Biblioteca UFSC |
en |
dc.description.abstract |
No presente trabalho, procuramos discutir questões relacionadas às transformações no mundo do trabalho e às políticas de inclusão digital. Pesquisas indicam que os postos de trabalho formal estão desaparecendo e que o trabalhador, diante do desemprego crescente, busca ampliar sua qualificação profissional para inserir-se, reinserir-se ou manter-se no emprego. Uma das alternativas que vêm sendo apontadas para combater o desemprego está voltada à inclusão digital. O problema da dissertação foi direcionado para a seguinte questão: em que medida a formação básica na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICS) gera condições de acesso ao mercado de trabalho para analisar essa questão, optamos pela realização de um estudo de caso no projeto de inclusão digital da ONG “moradia e cidadania”, em Florianópolis - SC. Elegemos como local de pesquisa uma organização não governamental (ONG), que oferece cursos de alfabetização tecnológica voltados para a formação profissional e com o objetivo de facilitar o acesso ao emprego. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer o perfil sócio-econômico e escolar, assim como a situação profissional de dois grupos estudados: participantes do projeto de inclusão digital no momento da pesquisa e egressos de cursos do mesmo projeto. Tivemos ainda o propósito de destacar algumas transformações ocorridas no mercado de trabalho, de forma a compreender a relação entre as iniciativas voltadas para a qualificação profissional no que tange à utilização das TICs e o problema do desemprego. |
en |
dc.format.extent |
718169 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
INCLUSÃO DIGITAL |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
en |
dc.subject |
ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.title |
Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SC |
en |
dc.type |
Thesis |
en |