Resumo:
Propõe-se responder em que medida o processo de educação desenvolvido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), expresso na experiência do Projeto Vento Norte na Amazônia, tem contribuído para possibilitar uma articulação entre trabalho, educação e desenvolvimento. A pesquisa bibliográfica tem como base estudos de vários autores, como Gadotti (1999), Marx (1998, 1998a), Pochmann (2002), Brandão (1985, 2002), Adorno (1999, 2000) e Horkheimer (1976). A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com educadores e dirigentes da CUT nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. O processo de elaboração do estudo se dá numa teia de elementos articulados a valores socioculturais do habitat dos povos amazônidas. As conclusões confirmam a hipótese levantada no início do trabalho. No entanto, a parcialidade do referido projeto se apresenta em decorrência das limitações da Central em dar continuidade à sua experiência. Dessa forma, a tese sustenta-se na própria idéia do projeto e em como este se consolidou na Região Amazônica, tendo como base a concepção de dirigentes sindicais e educadores.