Resumo:
Neste trabalho discutimos a questão da qualidade de vida e educação no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Manso, Chapada dos Guimarães-MT. Como objetivo geral buscamos compreender o ambiente do trabalho como o espaço de vida e de educação não-formal dos trabalhadores. Para tanto, a metodologia adotada foi a qualitativa, através de um estudo de caso que contou com as técnicas de: entrevistas estruturadas para 31 trabalhadores braçais, amostragem intencional; entrevista semi-estruturadas para representantes das empresas responsáveis pelo empreendimento e observações do contexto estudado. Os resultados obtidos mostram que as campanhas educativas no canteiro de obras vêm conseguindo avançar no que tange à Medicina e Segurança do Trabalho, pois a maioria dos trabalhadores demonstram-se sensibilizados para a utilização dos EPIs. Todavia, muitos aspectos apresentam-se problemáticos uma vez que não estão sendo contemplados valores como solidariedade, dialogicidade, criticidade dentre outros que a educação ambiental e os projetos de qualidade de vida exige. A distância da família aparece como o fator mais grave na vida desses trabalhadores, a maioria oriunda da região nordeste, ocasionando uma alta rotatividade que prejudica a continuidade dos projetos de educação formal e não-formal. Concluímos pela necessidade de implementação de melhores condições de vida no canteiro de obras, principalmente pela eliminação do tratamento diferenciado estabelecido pela empresa entre os diversos segmentos de trabalhadores.