Repositorio Dspace

O Planfor e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author VENTURA, Jaqueline Pereira
dc.contributor.author FRIGOTTO, Gaudêncio
dc.date.accessioned 2008-05-16T20:10:27Z
dc.date.available 2008-05-16T20:10:27Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.citation VENTURA, Jacqueline Pereira. O Planfor e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada. 2001. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Rio de Janeiro. Orientador(a): Gaudêncio Frigotto. en
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/397
dc.description Biblioteca Central do Gragoatá en
dc.description.abstract Aborda as mudanças ocorridas nas políticas públicas brasileiras destinadas à educação de jovens e adultos trabalhadores, sustentadas e justificadas pelas transformações nas relações sociais capitalistas neste fim de século. Essas mudanças rompem com a estrutura tradicional da EJA, apontando para nova concepção e/ou para a construção de nova identidade dessa modalidade educacional, vinculando-a mais imediatamente às necessidades mercadológicas. Discute, em primeiro lugar, o cenário no qual se desenrola este processo, mapeando a passagem da ideologia desenvolvimentista para a ideologia competitivista, que engendra nova sociabilidade. Neste ponto, aborda, por um lado, a crise capitalista mundial que põe fim à "era de ouro" do capital, procurando revelar os contornos da sua nova configuração. Em segundo lugar, revê e analisa alguns dos marcos históricos e teóricos da EJA no Brasil: as campanhas para pôr fim ao analfabetismo; a educação de adultos e os projetos de valorização da cultura popular; os movimentos governamentais, como o MOBRAL; as experiências dos anos 1980/1990, salientando a identidade que está se projetando para a EJA no século que se inicia, explicitando a relação, cada vez mais próxima, entre os campos de trabalho e educação. Terceiro, considerando o Planfor como política pública que melhor expressa a nova perspectiva governamental para educação dos trabalhadores adultos na atualidade, faz, inicialmente, uma discussão sobre a divisão de tarefas entre MTE e o MEC. A partir daí, mapeia a origem empresarial do Planfor, seus objetivos, sua estrutura organizativa, sua inserção como política pública de combate ao desemprego e os resultados divulgados. Finalmente, analisa sua vertente mercadológica, na qual alimenta a idéia de uma educação voltada fundamentalmente para os interesses do mercado, concepção que, na verdade, reitera, sob novas bases (fascismo social) e novos conceitos ideológicos. en
dc.format.extent 696206 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject PLANFOR en
dc.title O Planfor e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada en
dc.type Thesis en


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto