dc.contributor.author |
PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça |
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dc.contributor.author |
ABRAMOWICZ, Mere |
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dc.date.accessioned |
2008-05-15T15:52:12Z |
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dc.date.available |
2008-05-15T15:52:12Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça. Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania. 2002. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Mere Abramowicz. |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
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dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/378 |
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dc.description |
Biblioteca PUC/SP |
en |
dc.description.abstract |
Trata-se de um estudo com jovens de quatorze a dezenove anos, egressos do Programa Educação para o Trabalho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do estado de são paulo - Senac/SP, na favela de Paraisópolis, município de São Paulo. Esta pesquisa se filia à abordagem qualitativa, destacando-se os procedimentos de análise documental, questionários, entrevistas e seminário. Este programa foi idealizado e estruturado tendo por base a tecnologia e a experiência do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac/SP no desenvolvimento de trabalhos comunitários na periferia desta capital, bem como os resultados de outros programas desenvolvidos com jovens de famílias pobres, que buscavam no Senac/SP programas rápidos de profissionalização. O foco do estudo se volta à análise de um dos objetivos do programa que era a conquista da cidadania, com destaque ao fazer-se sujeito, ao acesso ao trabalho, à igualdade e dualidade na educação brasileira. Na discussão dos resultados foram evidenciadas as situações de exclusão e de opressão do trabalhador sujeito às leis do mercado, bem como a tensão entre educação e trabalho. Os jovens integrantes desta pesquisa reconhecem suas dificuldades na conquista do trabalho e nas oportunidades de estudo e percebem as desigualdades nesse processo. Porém, não demonstraram uma consciência política para provocar mudanças ou garantir-lhes melhores condições de vida se afirmando como cidadãos. Acreditaram em mudanças pessoais a partir do desenvolvimento da auto-estima como elemento que favorece a construção do sujeito e o acesso à educação e ao trabalho, porém, para resolver as distorções existentes é necessário uma conjugação maior de esforços, sendo preciso que ocorram mudanças nas políticas públicas sociais do país. |
en |
dc.format.extent |
2815660 bytes |
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dc.format.extent |
2911263 bytes |
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dc.format.extent |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.title |
Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em busca da cidadania |
en |
dc.type |
Thesis |
en |