Abstract:
Trata-se de um estudo com jovens de quatorze a dezenove anos, egressos do Programa Educação para o Trabalho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do estado de são paulo - Senac/SP, na favela de Paraisópolis, município de São Paulo. Esta pesquisa se filia à abordagem qualitativa, destacando-se os procedimentos de análise documental, questionários, entrevistas e seminário. Este programa foi idealizado e estruturado tendo por base a tecnologia e a experiência do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac/SP no desenvolvimento de trabalhos comunitários na periferia desta capital, bem como os resultados de outros programas desenvolvidos com jovens de famílias pobres, que buscavam no Senac/SP programas rápidos de profissionalização. O foco do estudo se volta à análise de um dos objetivos do programa que era a conquista da cidadania, com destaque ao fazer-se sujeito, ao acesso ao trabalho, à igualdade e dualidade na educação brasileira. Na discussão dos resultados foram evidenciadas as situações de exclusão e de opressão do trabalhador sujeito às leis do mercado, bem como a tensão entre educação e trabalho. Os jovens integrantes desta pesquisa reconhecem suas dificuldades na conquista do trabalho e nas oportunidades de estudo e percebem as desigualdades nesse processo. Porém, não demonstraram uma consciência política para provocar mudanças ou garantir-lhes melhores condições de vida se afirmando como cidadãos. Acreditaram em mudanças pessoais a partir do desenvolvimento da auto-estima como elemento que favorece a construção do sujeito e o acesso à educação e ao trabalho, porém, para resolver as distorções existentes é necessário uma conjugação maior de esforços, sendo preciso que ocorram mudanças nas políticas públicas sociais do país.