Repositorio Dspace

Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça
dc.contributor.author ABRAMOWICZ, Mere
dc.date.accessioned 2008-05-15T15:52:12Z
dc.date.available 2008-05-15T15:52:12Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça. Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania. 2002. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Mere Abramowicz. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/378
dc.description Biblioteca PUC/SP en
dc.description.abstract Trata-se de um estudo com jovens de quatorze a dezenove anos, egressos do Programa Educação para o Trabalho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do estado de são paulo - Senac/SP, na favela de Paraisópolis, município de São Paulo. Esta pesquisa se filia à abordagem qualitativa, destacando-se os procedimentos de análise documental, questionários, entrevistas e seminário. Este programa foi idealizado e estruturado tendo por base a tecnologia e a experiência do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac/SP no desenvolvimento de trabalhos comunitários na periferia desta capital, bem como os resultados de outros programas desenvolvidos com jovens de famílias pobres, que buscavam no Senac/SP programas rápidos de profissionalização. O foco do estudo se volta à análise de um dos objetivos do programa que era a conquista da cidadania, com destaque ao fazer-se sujeito, ao acesso ao trabalho, à igualdade e dualidade na educação brasileira. Na discussão dos resultados foram evidenciadas as situações de exclusão e de opressão do trabalhador sujeito às leis do mercado, bem como a tensão entre educação e trabalho. Os jovens integrantes desta pesquisa reconhecem suas dificuldades na conquista do trabalho e nas oportunidades de estudo e percebem as desigualdades nesse processo. Porém, não demonstraram uma consciência política para provocar mudanças ou garantir-lhes melhores condições de vida se afirmando como cidadãos. Acreditaram em mudanças pessoais a partir do desenvolvimento da auto-estima como elemento que favorece a construção do sujeito e o acesso à educação e ao trabalho, porém, para resolver as distorções existentes é necessário uma conjugação maior de esforços, sendo preciso que ocorram mudanças nas políticas públicas sociais do país. en
dc.format.extent 2815660 bytes
dc.format.extent 2911263 bytes
dc.format.extent 3483043 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.title Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania en
dc.type Thesis en


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto